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Um setor dinâmico demanda atualizações constantes 

O setor de hospitalidade é historicamente conhecido por sua natureza dinâmica e por estar em constante evolução. Após a pandemia, que causou grandes perdas para muitos bares e restaurantes ao redor do mundo, os operadores precisaram se adaptar rapidamente às mudanças no mercado, buscando novas formas de superar os desafios e atender às crescentes demandas não só dos consumidores, mas também dos funcionários. 

De acordo com dados do Instituto Fecomércio do Rio de Janeiro (IFEC-RJ), em 2022, ano que marcou o retorno integral das atividades, o setor de bares e restaurantes no Brasil registrou um saldo positivo de 114.216 novas vagas de empregos formais. Até setembro de 2024, o país já registrou a criação de 22.153 vagas de empregos formais no setor. Considerando-se os últimos 12 meses, o acumulado passa de cinquenta e quatro mil vagas em bares e restaurantes do Brasil. 

Embora a recuperação seja visível, desafios significativos surgiram como consequência, especialmente no que diz respeito à escassez de pessoal e alta rotatividade. As pessoas agora têm mais vagas disponíveis e novas opções de formas de trabalho tornando a atração e retenção de equipes ainda mais complexa e competitiva. 

Desafios e oportunidades 

Apesar da constante abertura de vagas, uma das maiores queixas dos empresários, especialmente no setor de foodservice, é a dificuldade de atrair e fidelizar equipe. Segundo dados da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), a taxa de turnover no setor de bares e restaurantes no Brasil é de 74%. Mas todo desafio carrega consigo uma oportunidade de inovar. 

Valorização 

Com a grande oferta de empregos, dentro e fora do setor, as pessoas hoje podem escolher onde trabalhar. Além disso, o indivíduo hoje tem a possibilidade de fazer seu horário, receber pelo trabalho imediatamente ou em prazos curtos e com menor barreira de entrada em aplicativos como Uber, onde ele basicamente precisa de habilitação, e IFood, onde basta ter acesso ao aplicativo e levar os pedidos que podem ser entregues de bicicleta ou mesmo a pé. Isso significa que bares e restaurantes precisam oferecer mais do que um bom salário para que as pessoas queiram fazer parte dela. Não basta mais respeitar as diferenças, é preciso valorizá-las, entendendo que pessoas diferentes podem oferecer talentos distintos, trazendo novas visões e formas de trabalhar. 

Garantir um ambiente de trabalho onde os indivíduos sintam-se seguros, respeitados e valorizados é indispensável para manter uma equipe coesa, eficaz e satisfeita evitando, assim, o turnover

Equilíbrio 

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional passou a ser algo fundamental na vida das pessoas. A percepção de vulnerabilidade durante a pandemia fez com que os indivíduos passassem a valorizar sua vida pessoal, o autocuidado e a saúde mental. 

Para ter funcionários mais descansados e dispostos melhorando a eficiência e qualidade de trabalho, rever a escala de trabalho de sua equipe pode ser uma opção. Apesar da jornada 6×1 ser a mais comum no setor, onde o funcionário trabalha seis dias e tem uma folga semanal (que pelo menos uma vez ao mês deverá ser aos domingos para homens e dois para mulheres), optar pela escala 5×2, garantindo duas folgas semanais (que não precisam ser consecutivas) tem sido a solução adotada por alguns bares e restaurantes dando mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional  – a pesar de ser um investimento importante inicialmente, os resultados em melhorias de custo de atracão e retenção tendem a compensar esse primeiro esforço. Ajustes no número de funcionários de forma a aumentar o revezamento leva a menor carga e impacto emocional e pode ser o diferencial competitivo que seu bar ou restaurante precisa para atrair e fidelizar seus funcionários. 

Bem-estar financeiro 

Se você acha que a situação financeira dos seus funcionários não é um problema da sua empresa, é melhor repensar seus conceitos. 

Pesquisas mostram que o estresse financeiro pode atrapalhar o rendimento no trabalho. Pesquisa da Harvard mostrou que 8 em cada 10 funcionários resolve questões financeiras pessoais em seu horário de trabalho e perdem 28 dias por ano, em média, com essas questões. Uma pesquisa da data folha feita em junho de 2024, encomendada por uma associação de empresas de tecnologia com atuação no setor financeiro e de meios de pagamentos, apontou que 40% dos brasileiros se dizem em estado de estresse financeiro, afirmando que “Consigo pagar as contas com meu dinheiro, mas ainda não consigo guardar uma parte dele para outras coisas”. 

Hoje, além da oferta de benefícios tradicionais como planos de saúde e dentário ou vales alimentação e refeição, é possível disponibilizar pagamentos rápidos e flexíveis elevando o nível de satisfação entre os funcionários, garantindo que eles permaneçam motivados e engajados. 

Com a adoção de soluções digitais, como plataformas de pagamento flexíveis, as empresas do setor de foodservice podem melhorar significativamente a experiência de seus colaboradores enquanto mantém ou até otimizam seus processos operacionais. 

Pesquisa da Quansa com os usuários da plataforma de salário sob demanda identificou que há uma diminuição no endividamento já que 40% dos usuários deixam de pegar dinheiro emprestado ou pagar juros (seja no uso do cheque especial ou por multas de atraso). 

O salário sob demanda tem impacto direto na vida dos colaboradores, mas também traz ganhos para a empresa que o implementa. A equipe passa a ter mais segurança e controle financeiro tendo acesso ao salário do dia trabalhado antes da data de pagamento, de forma 100% digital e instantânea. Isso acaba por melhorar a percepção do funcionário sobre a empresa, dado que foi confirmado na pesquisa Quansa

  • 77% dos usuários relataram que sua percepção sobre pacote de benefícios da empresa melhorou após a implementação do salário sob demanda. 
  • 95% indicaram que ficariam desapontados ou muito desapontados caso não tivessem mais acesso ao Quansa. 
  • 84% declararam que o benefício é muito útil. 

Como um setor em constante transformação, aqueles que conseguirem se adaptar a essas novas demandas, oferecendo soluções eficazes para atrair e reter talentos, estarão mais bem posicionados para prosperar nos próximos anos. 

A Quansa pode ajudar nesse processo. Entenda o pagamento sob demanda: 

https://www.quansa.io/restaurantes

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