A 40 dias dos desfiles nas Sapucaí, especialistas que assessoram a Prefeitura do Rio de Janeiro e o gabinete do governador, Cláudio Castro, reprovaram as celebrações de Carnavalno sambódromo, mas adiaram qualquer decisão sobre o evento até dia 24. A reunião aconteceu na última quarta-feira (12), quando os membros do Comitê Científico do Enfrentamento à Covid do estado também pediram a volta da obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes abertos, revogada em outubro.
Na reunião, os conselheiros também debateram o retorno às aulas, defendendo o reforço de protocolos sanitários e cogitando a adoção de modelos de ensino híbrido, com o objetivo de estimular a volta de alunos aos colégios. Segundo os especialistas, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, é fundamental para garantir a proteção dessa faixa etária.
TESTES DIÁRIOS NO ESTADO
Em resposta à escassez de testes, o governo do estado liberou 3 mil exames de antígeno para testagem na rede pública de saúde. O agendamento deve ser realizado via site institucional e pode ser acessado por meio do link.
Pacientes com sintomas moderados ou graves, febre acima de 37,5ºC e dificuldades respiratórias devem procurar as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) para testagem e cuidados médicos. Nesse momento, pacientes assintomáticos ou com sintomas leves devem evitar fazer testes.
*Com informações CNN e Diário do Estado do Rio de Janeiro
Foto: Ferran Feixas – Unsplash