InovaçãoNotícias

O chatGPT pode ser o novo funcionário em seu restaurante

Lançado em novembro de 2022 ao público, o ChatGPT ainda causa comoção e discussão entre as mais distintas pessoas. O sistema online que foi bem treinado e educado com muitas informações provenientes de livros, artigos e sites é capaz de responder as perguntas entendendo padrões de fala e, com isso, gerar respostas coesas. 

E se a tecnologia já era uma ameaça para muitas pessoas quanto aos seus empregos, o ChatGPT não é diferente. Criar descrições do menu (ou até sugerir alguns pratos), responder comentários de clientes em sites de avaliação, fazer o atendimento virtual são alguns exemplos de “cargos” que a inteligência Virtual pode ocupar num restaurante. 

Muitos fornecedores de tecnologia com foco em recrutamento e seleção que se apresentara na NRA Show apontaram que estão usando o ChatGPT ou outras formas de IA conversacional para auxiliar restaurantes a se comunicarem com equipe tanto na seleção de candidatos como para manter o engajamento dos contratados. 

Entre as vantagens do uso dos robôs está a diminuição do tempo consumido com as atividades e até avaliar como os funcionários se sentem de forma mais eficiente que os gerentes humanos. Outra vantagem é que a IA pode trazer mais diversidade nas contratações uma vez que o robô não terá certos preconceitos inconscientes que os humanos têm. 

Algumas empresas estão desenvolvendo chatbots para acompanharem suas equipes especialmente em casos de falta ou troca de turnos iniciando conversas quando isso acontece. Isso pode ajudar a ajustar expectativas e predizer o “turnover”. 

Já uma empresa de aplicativo de treinamento e operação de restaurantes, a ExpandShare, integrou o bot na ferramenta feita para restaurantes de forma a facilitar comunicados à equipe como novos itens no menu, por exemplo, ou criar questionários com finalidade de treinamento. 

Provavelmente a verdade é que a tecnologia não vai realmente “roubar” empregos, mas vai abrir portas para novos cargos e funções. E como você vê a tecnologia: Futuro ou presente? Problema ou solução? 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo