Em coletiva realizada na última quarta-feira (12), o governador João Doria recomendou aos municípios de São Paulo a redução do limite de ocupação de shows, estádios e festas privadas para 70%. Para estabelecimentos dos setores de comércio e serviços não haverá restrições de funcionamento. Trata-se de uma recomendação porque o Estado entende que cada cidade vive uma situação epidemiológica diferente, tendo autonomia para acatar ou não as sugestões.
O governador reforçou que eventos em geral devem disponibilizar álcool em geral e exigir o uso de máscaras dos participantes, que segue obrigatório até 31 de março em todo o estado. Além disso, é indicado que os organizadores demandem a apresentação de comprovante de esquema vacinal completo (com as duas doses da vacina ou uma do imunizante de dose única).
Segundo o coordenador do Centro de Contingência Contra a Covid-19, João Gabbardo, o estado teve um aumento de 58% no número de pessoas internadas e um crescimento de 99% em pacientes em enfermarias nas últimas semanas. A maior parte das internações é daqueles que não completaram o ciclo vacinal e de grupos que apenas iniciaram a imunização, como crianças. Em São Paulo, 85,47% de toda população tomou ao menos uma dose e 79,88% estão com a imunização completa.
TESTES RÁPIDOS
Em meio à escassez de insumos e testes, Doria garante que até o começo de fevereiro mais de 2 milhões de testes rápidos estarão disponíveis em farmácias e postos de saúde. Com efetividade de 98%, os novos testes ficam prontos em 15 minutos e serão distribuídos às 645 cidades de São Paulo, de acordo com a necessidade de cada município.
*Com informações Poder360 e CNN.
Foto: Julio Reynaldo – Unsplash