Segundo dados divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a Alelo, o consumo em restaurantes, bares, lanchonetes e padarias registrou um aumento de 8,2% em março se comparado ao mesmo mês em 2021. Em contrapartida, os supermercados apresentam números negativos com a queda de 14% do faturamento no mesmo mês. A avaliação foi feita dentro do cenário da pandemia e considerando a inflação no período, ou seja, são calculados em termos reais.
Ainda em março, os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) revelam alta de 15,2% na quantidade de vendas e de 1,7% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação no mês. Além disso, os pesquisadores afirmam que na época do isolamento social e com o trabalho remoto, a população migrou dos bares e restaurantes para os supermercados, mas o mesmo não pode ser afirmado atualmente. A hipótese é que com a redução dos casos e óbitos da pandemia, as pessoas estão retornando de forma mais consistente ao trabalho presencial, aos eventos e ao convívio social.
Os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) são responsáveis por acompanhar as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, etc. Já os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) mostram a evolução do consumo de refeições prontas em estabelecimentos como bares, lanchonetes, padarias, serviços de entrega (delivery) e retirada em balcão para viagem (pick-up).
*Com informações do portal Monitor Mercantil
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