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ENCONTRO ANR: A Perspectiva de Simone da Galunion, Parceira e Palestrante do Evento

A riqueza da informação e networking em um só lugar!

Estive no dia 31 de agosto de 2023 no encontro da ANR (Associação Nacional de Restaurantes), e saí entusiasmada com os resultados!

Primeiramente fomos recebidos no espaço primoroso da CRM Bônus, próximo à Avenida Paulista em São Paulo, e Fernando Blower ( Fernando Blower) nos brindou com um discurso inicial inspirador sobre nosso setor, riquíssimo de possibilidades e diverso, o que dá um tempero interessante e reafirma a vocação da entidade ser cada vez mais a VOZ deste mercado.

O tom do evento foi este: que o setor seja cada vez mais saudável, aproveite os ventos favoráveis e desfrute a prosperidade! Obviamente, saber navegar é o desafio de todos. E a entidade reforçou suas parcerias e trilhas de soluções, atuação frente a demandas como a reforma tributária, trazendo seu PROTAGONISMO COMPARTILHADO como marca do evento.

Luiz Marcelo Correia do GRUPO TRIGO ( Luiz Marcelo da Costa Correia (LM)) comentou sobre a nova pauta do Comitê Digital, que brindou os presentes com dois painéis de debates com fornecedores: um sobre Delivery e outro sobre Pagamentos Digitais.

Bem, quem me conhece sabe o quanto eu gosto de ouvir, interpretar as tendências e procurar traduzí-las para GERAR IMPACTO POSITIVO nos negócios em foodservice.  E a ideia deste artigo é destacar algumas falas e pensamentos compartilhados por estes líderes de negócios que ouvimos!

No painel liderado pelos gestores do APP JUSTO e da BOX DELIVERY, reflexões mais que necessárias… André Ottoni da Box relembrou que “a matéria-prima do delivery, por mais tecnologia que se use, é o SER HUMANO. Os entregadores são a cara do restaurante para o cliente final”.  

Aqui, me cativou a fala positiva: Sim, as plataformas são boas, originam clientes, várias partes compõe a riqueza de se operar com delivery, uma ocasião de consumo que veio para ficar. Importante discutirmos o papel e responsabilidade de cada agente, inclusive da plataforma, do operador de last mile, do restaurante, na fidelização do cliente.

André comentou, por exemplo, a importância da Box cada vez mais investir em um sistema robusto de integração, otimização de rotas e ganhos de eficiência, bem como dar dicas para os restaurantes poderem se relacionar melhor com os motoboys e focarem nas questões de processos da cozinha e embalagem dos produtos, quando identificado como problema, ou oportunidade. Afinal, o primeiro questionamento do consumidor é TEMPO de espera, seguido por problemas ligados ao produto.

Rogério Nogueira ( Rogério Nogueira (rognog)do APP JUSTO descreveu seu negócio e provocou a plateia com inúmeras perguntas, pois “pensar COLETIVAMENTE” é sua crença quanto a melhor forma de resolver e gerar impacto social positivo. Aqui vai uma coleção das provocações!

1.      O que é ideal para cada restaurante?

2.     O que é ideal para o entregador?

3.     O que é ideal para o consumidor?

4.    Como melhorar a originação de pedidos?

5.     O delivery tem qual importância para vc?

6.    Como ter o máximo de alternativas possíveis?

7.    Como ter concorrência e baixar os preços dos serviços?

8.    Como melhorar a experiência do cliente, que no final dita “tudo”?

9.    O entregador é o seu garçom… Bem tratado, trabalha melhor!

Além disso, se falou sobre oportunidades que enxerga:

1.      Restaurante mais protagonista, com mais autonomia para falar com seu cliente

2.     Olhar cuidadoso para os cancelamentos – foco no detalhe do processo com visão humana, como por exemplo monitorar rotas onde o cancelamento é recorrente por má qualidade de entrega

3.     Oportunidade na conduta do operador de restaurante no seu relacionamento com o entregador, novos pensamentos que gerem comportamentos diferentes

4.    Entregas ultrarrápidas – desejadas pelo consumidor – muitas soluções possíveis no processo do restaurante, no raio de atuação… só não pode ser a custo de acidentes de trânsito! (infelizmente hoje os entregadores são os maiores doadores de órgãos do Brasil).

Ainda no tema DELIVERY, tivemos a apresentação do Diego da HUBSTER, responsável por ser agregador de canais, realizar orquestração logística e gestão de pedidos dentro do restaurante. Deu muitas informações para iluminar as 2 principais questões dos clientes:

1.     Vender mais no Delivery

2.    Aumentar a lucratividade no Delivery.

Pandemia passou, deixou legado de novas janelas de horários, trabalho híbrido apesar da redução do home office, crescimento das embalagens sustentáveis… e um novo modelo mental: podemos nos organizar e trabalhar em conjunto para obter as melhores soluções.

Em seguida, tivemos o painel sobre PAGAMENTOS DIGITAIS, onde LM fez uma pequena introdução sobre a revolução do PIX Digital, que está democratizando o acesso aos pagamentos digitais, e que questões novas como a Wallet do Banco Central devem continuar movimentando o mercado.

Leonardo Linares da MASTERCARD (Leonardo Linares) iniciou com um panorama de que os gastos das famílias hoje encontram-se ¾ em meios eletrônicos, e que existe hoje muita escolha na forma de pagar: cartão virtual, de plástico, aproximação, pix etc. e que as empresas precisam se atentar para 03 aspectos fundamentais:

1.      Experiência

2.     Segurança

3.     Benefícios

Resumindo as tendências em Experiência são os wallets, e os botões de pagamento, “Click to Pay”, “Tap on Phone”, onde o consumidor possa pagar sem ter que colocar todos os seus dados novamente. PIX provou que é possível termos débitos on-line de maneira segura com o uso de tecnologia!

Já no eixo Segurança, dois tipos são os observados: o da Cybersegurança, associados às vulnerabilidades, fishings e malwares, e a Segurança transacional, que cada vez mais evolui com a Tokenização e processos de autenticação. A meta é que a experiência digital evolua em segurança como a experiência física hoje nos dá. O fato é que o Brasil é muito avançado!

E nos Benefícios, Leonardo citou principalmente uma melhor inteligência de dados e os programas de relacionamento que promovem recorrência, ativação de fãs da marca e canal de relacionamento com a marca.

Luis Pelizon da CIELO ( Luis Pelizon) reforçou a questão central que hoje temos nos negócios, as duas alavancas que podemos – e devemos – acionar :

1.      Como vender mais?

2.     Como melhorar as margens?

A etapa do pagamento é uma relação importante entre o estabelecimento e o consumidor, e quando se trata de expectativas dos restaurantes, ele nos contou que elas estão principalmente em 3 eixos:

1.     Segurança

2.    Agilidade

3.    Inovação e diversidade de meios de pagamentos. (na Cielo, trabalham aceitando cerca de 80 métodos de pagamento!).

Luis citou rapidamente os cases do Habib’s, com App de ponto de venda móvel, na mesa, e da Heineken, que tem motoristas de seus caminhões de entrega com maquininhas com software integrado que faz pedido e conclui pagamento na hora com cartão de crédito. O ponto sempre é que ter as tecnologias mais inovadoras nesta etapa final da jornada do cliente, simplificando, é cada vez mais fundamental!

Em seguida, tivemos a apresentação da Dra Ana Carolina Famá ( Ana Carolina Famá ) da Urbano Vitalino Advogados, que trouxe perspectivas legais sobre resíduos sólidos e acordos setoriais de embalagens. Reflexões importantes para restaurantes como geradores de resíduos sólidos, além de outras questões ligadas à desperdício e doação de alimentos, também com um repertório recheado de exemplos e provocações.

Por fim, foi o momento da minha fala e de lançarmos a nossa primeira edição da Pesquisa – Alimentação hoje – a visão dos Operadores – uma parceria ANR-GALUNION-ABIA. Muitos dados e cruzamentos exclusivos aos participantes e respondentes! Insights como a Galunion ( Galunion Consultoria para Foodservice ) gosta de catalisar com os seus parceiros!

Veja mais no link:

https://conteudo.galunion.com.br/1-edicao-2023-pesquisa-operadores-anr-galunion-abia-resultados

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