DestaqueMercado

Desempenho do Setor de Alimentação – Julho/2023 

De acordo com uma análise da Future Tank, Consultoria de Estratégia e Gestão e parceira da ANR,  em julho de 2023, o setor de Alimentação no Brasil, predominantemente representado por restaurantes e bares, registrou um crescimento real de 4,0% em sua receita, marcando o sétimo mês consecutivo de expansão em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Este crescimento acompanha a tendência observada nos meses anteriores, com destaque para janeiro (+10,2%) e fevereiro (+8,9%). 

O setor de Serviços também apresentou crescimento em julho, com uma elevação de 3,5%, impulsionado principalmente por atividades como Transporte rodoviário de cargas (+21%), Aluguéis não imobiliários (+18%) e Atividades imobiliárias (+10%). Este crescimento foi observado em onze dos doze estados pesquisados, com exceção de São Paulo, que apresentou uma retração de -2,1%. O Paraná registrou o melhor desempenho, com um aumento de +14%. 

No acumulado do ano até julho, as vendas de restaurantes e bares no Brasil tiveram um aumento real de 5,2%, enquanto o setor de Serviços cresceu 4,5%, comparado com o mesmo período do ano anterior. O Paraná liderou o avanço com +12%, e São Paulo teve o menor crescimento, com +0,8%. 

É importante notar que os dados mais recentes disponíveis para a atividade de Alimentação são de janeiro de 2023, limitando comparações com anos anteriores e cálculos acumulados em 12 meses. Além disso, o IBGE não fornece dados de variação mensal por atividade nem dados de atividades por Unidade da Federação, restringindo análises regionais do desempenho do setor de Alimentação. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo