NotíciasSem categoria

ANR questiona testagem obrigatória de funcionários e abertura inicial apenas em áreas externas em SP

A ANR está questionando alguns itens do Decreto 59.473, do último dia 29 de maio, da Prefeitura de São Paulo. Um dos principais pontos de desacordo diz respeito à exigência de compromisso, por parte dos empregadores, para
testagem de Covid-19 em todos os colaboradores.

“O setor vive a pior crise de sua história. Fomos os primeiros a fechar e estamos no fim da fila da abertura. Muitas empresas não vão reabrir. Não é possível repassar mais custos às empresas em um momento como esse”, afirma Cristiano Melles, presidente da ANR.

Para Melles, o transporte público, por exemplo, já representa um risco e não há exigência dos testes. “Precisa haver equidade entre os setores. Precisa haver bom senso. Estamos cuidando de todos os procedimentos necessários para reabrir, com distanciamento, higienização, uso de tecnologias para cardápios e máscaras. A ANR tomou a iniciativa de fazer um Protocolo de Reabertura para que clientes e colaboradores convivam com distanciamento social com toda a segurança”, explica.

Outro ponto que a ANR questiona é a abertura, na fase 3 (em data ainda incerta) apenas de áreas externas. “Na maioria das capitais e grandes cidades do mundo foi permitida a área interna com 50% ou menos da capacidade. E quem não tem área externa? Não abre? Fica mais um mês parado, correndo o risco de quebrar ou demitir ainda mais?”, questiona o presidente da ANR.

A questão da abertura dos shoppings por apenas 4 horas na Fase 2, com proibição de praças de alimentação, também preocupa. “Aqui há dois pontos: a questão do aluguel e a exclusão das praças. Se vai abrir, deve abrir para todos, com o devido cuidado, protocolos e distanciamento. Muitas empresas também estão enfrentando dificuldades para renegociar os aluguéis”, disse.

Na semana passada, a ANR apresentou à Câmara Municipal estes e outros pontos para a reabertura de bares e restaurantes. O legislativo municipal aguarda sugestões de protocolos dos mais diversos setores para recomendar
novas regras para a prefeitura

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo