Notícias

A “nova normalidade” para bares e restaurantes

Estados Unidos: A agência de proteção à saúde pública (Food and Drug Administration, FDA) definiu algumas regras para a reabertura de bares e restaurantes no país, como o distanciamento de 2 metros entre clientes e funcionários, o uso obrigatório de máscaras e a limitação da capacidade de atendimento. Neste último ponto, cada
estado definiu seus próprios parâmetros, variando de 25% a 50% do total. Alguns foram além e decidiram pelo uso obrigatório de talheres embalados individualmente, luvas e máscaras pelos funcionários, menus descartáveis e o fim dos pratos para compartilhar e do serviço de self-service. Em Nova Iorque, grupos de até 10 pessoas poderão voltar a se reunir. Na cidade, os restaurantes continuam fechados, mas se preparam para o anúncio da reabertura.

Reino Unido: Mais de 30 mil bares e restaurantes podem não reabrir mesmo com o fim do lockdown, segundo informa o jornal The Guardian. O governo britânico anunciou que, a partir de 4 de julho, os estabelecimentos estão autorizados a abrir as portas com algumas restrições, como telas de proteção entre as mesas, uso de máscaras e
luvas para os funcionários e o uso constante de álcool em gel.

Itália: As cantinas, cafés e restaurantes voltaram a funcionar na semana passada com no máximo 60% da capacidade de atendimento, ocupação de um cliente para cada 4m², obrigatoriedade de reservas e fim dos buffets. Os clientes são obrigados a manter um metro de distância entre eles e os atendentes. Cada região poderá adotar medidas ainda mais restritivas, com base no monitoramento da curva de contágios.

Espanha: Restaurantes e bares estão reabrindo gradualmente, mas os clientes ainda são escassos. Com restrições de capacidade rigorosas, Madri e Barcelona poderão reabrir terraços de bares e restaurantes, desde que tenham uma ocupação limitada de 50% das mesas, nas quais até dez pessoas poderão se reunir. Dos 19.137 bares, restaurantes e hotéis da capital espanhola, 3.500 não reabrirão mais, de acordo com a Associação Madrileña dos Empresários de Hotelaria e Restauração.

Alemanha: Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, localizado no litoral, anunciou a reabertura dos restaurantes, seguida dos hotéis, a partir desta semana. A Baviera, com uma densidade maior de casos, anunciou que as cervejarias e restaurantes com terraço também poderiam reabrir, ainda que com número limitado de clientes, horários restritos e precauções rígidas de higiene.

Portugal: A reabertura de bares e restaurantes segue com limitação de até 50% da capacidade. Nos estabelecimentos,
pratos e talheres são trazidos embalados individualmente. Os cardápios ganharam versões individuais e descartáveis e os garçons desinfetam as mãos constantemente. Muitos dos estabelecimentos já identificaram que, com regras de distanciamento social e sem o fluxo de turistas, pode ser difícil fazer com que as contas fechem.

França: Bares e restaurantes continuarão fechados ao menos até junho.

Argentina: Anunciou a ampliação da quarentena obrigatória em algumas regiões até 7 de junho. Os donos de restaurantes de Buenos Aires já começaram a preparar seus estabelecimentos para a reabertura. A redução da quantidade de mesas e garçons usando máscaras e luvas são apenas alguns dos itens para tentar atrair a freguesia novamente. Outras medidas incluem um spray eletrônico de álcool em gel por onde o cliente passa antes de entrar no restaurante. Alguns estabelecimentos estão colocando acrílico para separação entre as mesas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo