De acordo com uma análise da Future Tank, Consultoria de Estratégia e Gestão e parceira da ANR, em julho de 2023, o setor de Alimentação no Brasil, predominantemente representado por restaurantes e bares, registrou um crescimento real de 4,0% em sua receita, marcando o sétimo mês consecutivo de expansão em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Este crescimento acompanha a tendência observada nos meses anteriores, com destaque para janeiro (+10,2%) e fevereiro (+8,9%).
O setor de Serviços também apresentou crescimento em julho, com uma elevação de 3,5%, impulsionado principalmente por atividades como Transporte rodoviário de cargas (+21%), Aluguéis não imobiliários (+18%) e Atividades imobiliárias (+10%). Este crescimento foi observado em onze dos doze estados pesquisados, com exceção de São Paulo, que apresentou uma retração de -2,1%. O Paraná registrou o melhor desempenho, com um aumento de +14%.
No acumulado do ano até julho, as vendas de restaurantes e bares no Brasil tiveram um aumento real de 5,2%, enquanto o setor de Serviços cresceu 4,5%, comparado com o mesmo período do ano anterior. O Paraná liderou o avanço com +12%, e São Paulo teve o menor crescimento, com +0,8%.
É importante notar que os dados mais recentes disponíveis para a atividade de Alimentação são de janeiro de 2023, limitando comparações com anos anteriores e cálculos acumulados em 12 meses. Além disso, o IBGE não fornece dados de variação mensal por atividade nem dados de atividades por Unidade da Federação, restringindo análises regionais do desempenho do setor de Alimentação.