Turismo supera faturamento do período anterior à pandemia
Em dezembro de 2022 o turismo apresentou alta de 4,1% nos volumes de receitas, sendo a maior já registrada para o mês em 11 anos, início da apuração da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) realizada pelo IBGE.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apurou dados recentes que mostraram que o setor de turismo acumulou perdas de faturamento de R$531,8 bilhões desde o início da pandemia, mas que em 2022 o volume de receitas das atividades turísticas avançou 29,9%. Mesmo tendo sido o último a reagir às consequências econômicas da crise sanitária, o setor tem nível de atividade 14% maior do que a de fevereiro de 2020.
A recuperação também tem impacto no mercado de trabalho formal. Com a queda das atividades entre março e agosto de 2020, o turismo eliminou 470 mil vagas, mas já são mais de 465 mil vagas formais geradas pelo setor nos meses subsequentes. A CNC projeta um saldo entre admissões e demissões de +84 mil postos de trabalho no turismo.
A previsão é de avanço mais modesto em 2023 devido ao cenário de recessão, porém, como serviços e turismo são menos afetados pelos juros, a CNC prevê, respectivamente, avanço de 3,4% e 2,5% no volume de receitas.
Confira a análise completa da CNC AQUI.