Na contramão da inflação, geração Z não deixa de consumir em restaurantes
A inflação deixou de ser uma exclusividade de países subdesenvolvidos – apesar de seguir muito mais alta nestes locais. com a pandemia do Covid-19, a crise econômica é mundial e mesmo grande potências econômicas vêm sofrendo com inflação.
Mas uma pesquisa recente mostrou um dado que pode fazer donos de restaurantes repensarem seu perfil de público: enquanto a geração X opta por ir menos à restaurantes devido à inflação, passando a cozinhar mais em casa, a população entre 18 e 24 anos, não abriu mão das refeições fora de casa.
Ao invés disso, a geração mais jovem tem escolhido itens mais baratos do menu como solução. O que se notou, ainda, é que essa parte da população, mais habituada ao delivery e seus aplicativos, consegue comparar os preços entre restaurantes, tendo, assim, uma ideia da média na sua área para fazer a decisão de compra tanto quanto ao restaurante quanto ao item do cardápio. Se notam, por exemplo, que o preço do hambúrguer varia em torno de 10% numa região, ele não deixará de comprar, mas, se essa variação for muito maior, ele escolhe um item mais barato do cardápio.
Esses dados são essenciais para que os operadores do setor de foodservice fiquem atentos à alguns pontos:
– Talvez seja hora de repensar no seu perfil de público já que os jovens podem estar consumindo mais;
– Seja transparente com as informações de preços e esteja atento à concorrência. Seus clientes vão facilmente compará-los e podem abrir mão do seu restaurante por pequenas diferenças.
– Também é necessário checar se há discrepância de preço entre os pratos do seu próprio menu com foco em promover os produtos com maior margem.