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Tecnologia ajuda restaurantes a driblar alta da inflação

O primeiro trimestre do ano foi marcado pela alta da inflação, o que causou um grande acréscimo no valor dos alimentos e refletiu nos preços da alimentação “fora de casa”, afetando diretamente restaurantes e deliveries em todo o país. Diante desse cenário e das transformações dos últimos meses, os empreendimentos têm buscado soluções tecnológicas e apostado na experiência para manter os clientes e impulsionar o faturamento.

Uma das saídas encontradas pelos donos de estabelecimentos é fazer a precificação de seus produtos a partir de uma análise de CMV (Custo da Mercadoria Vendida). A ferramenta analisa os preços de insumos para sugerir valores a fim de melhorar a margem de lucro. “A ideia é otimizar a operação e manter a saudabilidade dos preços do cardápio mesmo com as alterações causadas pela inflação”, explica Marina Lima, especialista de mercado e cofundadora e Chief Revenue Officer na Zak, startup de gestão integrada para restaurantes.

A executiva conta que restaurantes viram na tecnologia uma ótima aliada para driblar a crise por meio de inovação, personalização e relacionamento. “Alimentos são a cadeia do restaurante, tudo impacta a operação – preço de alimento é um dos principais ponteiros. Esse é o momento para colocar em prática estratégias que vão além da venda, mas que garantam a proximidade com o consumidor, entregando uma experiência única e possibilitando a fidelização”, afirma.

Um dos novos queridinhos dos restaurantes são os programas de fidelidade que vão muito além do cashback, pois oferecem vantagens diferenciadas como descontos especiais, resultando em aumento na taxa de retorno, maior ticket médio e muitos outros benefícios. O Pandaréu, tradicional restaurante e café em São Paulo, por exemplo, apostou no programa de fidelidade, desenvolvido pela Zak, e viu seu faturamento aumentar mais de 30% em relação aos meses anteriores. “Logo no primeiro mês aproximadamente 12% de todo o faturamento veio de consumidores cadastrados no Cashback Pandaréu e o ticket médio foi 121% mais alto nos clientes fidelizados”, compartilha Eduardo Alves, diretor financeiro do Pandaréu.

Além do CMV e programas de fidelidade, a executiva da Zak entende que outras tendências devem se solidificar no setor de refeições fora de casa. “Cada vez mais falamos de experiência do consumidor e isso é essencial para se destacar no mercado. Além de fidelizar o cliente, esse tipo de inovação ainda é um excelente gatilho para aumento
de vendas”, finaliza Marina.

Foto: Divulgação

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