DestaqueNotícias

Internações em São Paulo caem e estado atinge 80% de vacinados

Pela segunda semana consecutiva, o estado de São Paulo teve uma queda no número de casos por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Anunciada na quarta-feira (09), em entrevista coletiva do governo estadual, a boa notícia veio acompanhada por duas marcas expressivas: 80% da população adulta está com sua imunização completa e já foram distribuídas mais de 18 milhões de doses de reforço. No entanto, segundo dados da Secretaria Estadual de
Saúde, a ocupação dos leitos segue alta. Na Grande São Paulo, 70,2% das vagas de UTI estão preenchidas. No estado, a taxa chega a 70,5%.

Para o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, a redução no número de internações e a queda nos casos de Covid-19 indicam que o avanço da vacinação e a continuidade do uso de intervenções não farmacológicas, como a máscara e o álcool em gel, são as principais armas contra a nova cepa da doença. Por outro lado, ponderou Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização, há mais de 2,1 milhões de pessoas que ainda não completaram sua imunização e 10 milhões aptas a tomar a 3ª dose.

Segundo levantamento do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, centro médico de referência na Capital Paulista, 82% dos mortos no hospital não tinham o esquema vacinal completo. De acordo com estudo, a ocorrência de sequelas em pacientes sem as duas doses da vacina também foi maior.

Governo estuda ampliar aplicação da 4ª dose
Na mesma coletiva Gorinchteyn disse que avalia estender a cobertura da 4ª dose a todos os moradores do estado. Desde dezembro, pacientes com transplantes, quadros renais crônicos ou em tratamento quimioterápico podem tomar a dose adicional. Agora, membros da Secretaria Estadual de Saúde examinam a possibilidade de oferecer uma dose extra a toda a população na próxima reunião do programa estadual de imunização, que acontece nesta semana. A 4ª dose foi confirmada pelo governador João Doria, mas a data e demais detalhes ainda estão em estudo.

*Com informações CNN, Agência Brasil e Governo de S.Paulo

Foto: Mufid Majnun – Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo