DestaqueNotícias

Decreto exclui restrições para bares e restaurantes no Rio de Janeiro

Um novo decreto publicado na última quarta-feira (27) extinguiu as últimas restrições impostas para bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro. Com isso, não há mais qualquer restrição de distanciamento ou capacidade para os estabelecimentos. “Já há algumas semanas vínhamos conversando com as autoridades buscando essa revogação. Era esperado que o anúncio tivesse sido feito anteriormente, mas estamos satisfeitos que nossa demanda tenha sido atendida. É fundamental esse impulso para o setor que precisa tanto se recuperar dos efeitos da pandemia”, afirma Fernando Blower, presidente do SindRio e diretor Executivo da ANR, entidades que pleiteavam o fim das medidas restritivas.

O decreto municipal também autoriza o funcionamento de boates, casas de show e pistas de dança com 50% da capacidade total; a realização de festas que necessitem de autorização transitória em áreas públicas e particulares também com até 50% da capacidade; e eventos em locais abertos, com lotação máxima de 1.000 pessoas com manutenção do uso de máscara. Além disso, foram liberadas competições esportivas em ginásios e estádios com 100% da capacidade, mediante a apresentação de passaporte de vacina ou teste PCR feito em até 48 horas.

MÁSCARAS
A lei que flexibiliza a utilização das máscaras contra a Covid no RJ foi publicada no Diário Oficial do estado na última quinta-feira (28). Segundo o texto, “a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção respiratória, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, será gradativamente flexibilizada nos locais estipulados por meio de Resolução da Secretaria de Estado de Saúde, observando alguns parâmetros”.

Na capital, moradores podem andar nas ruas sem máscara. Quando 75% da população estiver completamente vacinada, a proteção facial também passará a ser obrigatórias apenas no transporte público e em unidades de saúde.

OBRIGATORIEDADE DA MÁSCARA TAMBÉM SERÁ ABOLIDA NO DF
O governador Ibaneis Rocha afirmou, na última semana, que vai acabar com o uso obrigatório de máscara em ambientes abertos “até a primeira quinzena de novembro”, no Distrito Federal.

A afirmação foi feita pelo chefe do Executivo durante inauguração de uma unidade básica de saúde, em Sobradinho II. Ele ainda destacou que, quando 70% ou 80% da população estiver vacinada, a obrigatoriedade da proteção pode ser retirada “dos demais locais”.

*Com informações do G1 e do Yahoo

Foto: Drew Farwell – Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo