Governo de SP coloca todo o estado na fase vermelha da quarentena por 14 dias a partir de sábado
O governo de São Paulo regrediu todo o estado à fase vermelha, a mais restritiva da quarentena. A medida entra em vigor na primeira hora do próximo sábado (06/03) e deve permanecer até o dia 19 de março. O anúncio foi feito na quarta-feira (03/03) pelo governador João Doria. O objetivo da iniciativa consiste em tentar barrar a evolução da curva de infecções, óbitos e internações devido ao novo coronavírus.
A fase vermelha autoriza apenas o funcionamento de setores da saúde, transporte, imprensa, estabelecimentos como padarias, mercados e farmácias, além de escolas e atividades religiosas, que foram incluídas na lista de serviços essenciais por meio de decretos estaduais.
Com isso, bares, restaurantes e similares não poderão atender clientes de forma presencial (entrega e retirada estão liberados). A gestão estadual também antecipou para as 20h o início do chamado “toque de restrição”. Anunciada no final de fevereiro para todo o estado, a medida entrou em vigor inicialmente das 23h às 5h, com o intuito de coibir aglomerações e festas noturnas.
Apesar de o estado ter batido o recorde de pacientes internados, a ocupação não atingiu seu maior número porque a quantidade de leitos disponíveis foi ampliada.
*Com informações do UOL e do portal G1