O Brasil tem alto índice de desperdício de alimentos. De acordo com pesquisa feita pela ONU, por ano cerca de 27 milhões de toneladas não são utilizadas e acabam tendo como destino final o descarte.
Em restaurantes, supermercados e lugares que fornecem alimentos, os números são preocupantes. Em média, 36% dos desperdícios ocorrem por falta de controle e visibilidade de validades, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o que resulta em produtos vencidos que vão para o lixo.
Nesse cenário, rotisseries e estabelecimentos que oferecem comidas prontas sofrem com perdas significativas. Para a entidade, 4,32% do faturamento é são perdidos com alimentos que vão para o lixo. Em padarias e confeitarias, a porcentagem é de 2,75%.
Matéria-prima e consequentemente o valor investido na compra são negligenciados quando alimentos são desperdiçados. É uma cadeia insustentável e que não fecha a conta para os diversos níveis envolvidos: compradores, gestores, cozinheiros e consumidores.
Com a taxa da inflação elevada, realizar a gestão de validades, além de ser uma questão de controle de qualidade e cumprir com normas de órgãos regulamentadores, é também olhar para gestão de custos, utilização de matéria prima, compras e consumo.
Pensando nesses pontos e tendo consciência da importância da gestão das validades em restaurantes, hotéis, rotisseries, escolas e cozinhas em geral, a Suflex desenvolveu o Foodcamp: solução de impressão de etiquetas e controle de validades que tem como um dos objetivos auxiliar no combate ao desperdício nos processos de produção e manipulação de alimentos.
Além da redução de 80% do tempo gasto escrevendo etiquetas, o Foodcamp oferece visibilidade de validades e melhoria em processos internos da cozinha, facilidade para gestores, cozinheiros e nutricionistas que refletem no consumidor: menos tempo se preocupando com etiquetas e controle de validades, mais tempo focado em cozinhar, servir e garantir a qualidade dos alimentos.
Baixe aqui nosso pdf para mais informações ou acesse o site pelo link suflex.com.br.