Notícias

ANR apoia movimento pelo retorno do horário de verão

A ANR entrou, na última semana, no movimento que pede a volta do horário de verão no Brasil. De acordo com a entidade, a mudança pode auxiliar os estabelecimentos na retomada econômica pós-pandemia, já que permitiria aproveitar por mais tempo a luz do dia para incrementar o atendimento. “É um pleito que não prejudica ninguém. Certamente seria uma boa medida de fomento para retomada”, afirmou Fernando Blower, diretor Executivo da associação, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

A proposta que busca o retorno do horário de verão já conta com a adesão de diversos empresários e instituições. O movimento encaminhou recentemente uma carta ao presidente Jair Bolsonaro argumentando que a volta da medida pode, não só ajudar na atual crise hídrica do país, como impulsionar diversos setores, entre os quais o turismo e a alimentação fora do lar.

Segundo Fábio Aguayo, vice-presidente da Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares do Paraná (Feturismo) e líder do movimento, os fins de tarde com horário de verão representavam um aumento de 30% no consumo dos bares e restaurantes, que se refletiam na arrecadação de tributos como IPI e ICMS e na geração de empregos.

A extinção do horário de verão foi uma das primeiras medidas aprovadas pelo presidente no começo de seu mandato, em abril de 2019. Para Bolsonaro, a mudança aumentaria a produtividade do trabalhador brasileiro porque, segundo ele, o horário de verão afetava o relógio biológico
da população.

*Com informações da Folha de S. Paulo e da Gazeta do Povo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo