Tecnologia

Report da NRA traz algumas surpresas quanto a relação entre restaurantes x tecnologia x consumidor

A National Restaurant Association (Associação Nacional de Restaurantes dos Estados Unidos) divulgou no início deste mês o relatório Anual do Estado da Indústria onde aborda praticamente todos os aspectos do setor, incluindo tecnologia. Apesar de alguns resultados parecerem bem óbvios, alguns surpreendem, especialmente no que se refere à relação entre restaurante x tecnologia x consumidor.

Destacamos aqui alguns destes pontos.

  1. A maior parte dos adultos não pode viver sem delivery e retirada.

50% dos adultos responderam que “comprar comida para retirada ou delivery é essencial para seus estilos de vida”. O percentual é ainda mais alto para millenials (64% e geração Z (60%). Isso nos mostra como a pandemia modificou de forma permanente o comportamento do consumidor. Mais que uma conveniência, isso se tornou um estilo de vida.

 

  1. Consumidores gostariam de ter preços dinâmicos para suas refeições.

Apesar das reclamações sobre os preços dinâmicos para hotel, Uber e passagens aéreas, 79% dos adultos disseram estar de acordo com restaurantes cobrando valores diferentes em horários diferentes. Isso poderia ajudar os restaurantes a balancear horários de movimento – o que já se vê em restaurantes à quilo, por exemplo, que reduzem o valor do quilo depois de certo horário. Até os “baby boomers”, que são mais resistentes à tecnologia, responderam que para 76% deles seria interessante a precificação dinâmica.

 

  1. 62% dos adultos dizem usar o menu via QR code quando oferecido (!).

Tecnologia controversa ampliada pela pandemia, o humilde QR code, que sofreu muitos ataques em postagens pela internet, parece não ser um problema para a maioria dos consumidores. Mas a diferença de opiniões é grande entre gerações: enquanto 73% da geração Z diz que está propensa a usar este tipo de tecnologia, apenas 46% dos “baby boomers” escolheriam o menu nesse formato.

 

  1. A tecnologia NÃO substituiu humanos em restaurantes.

Apesar do aumento do uso de tecnologia nos estabelecimentos, apenas 17% deles reduziram posições de trabalho devido à implementação de tecnologia.

 

  1. Consumidores gostam da tecnologia, mas não dispensam atendimento humano.

A maior parte dos entrevistados disse que a quantidade de tecnologia em restaurantes está na medida (54%). 27% acham que tem tecnologia demais. E ainda, 67% dos adultos disse preferir comer em restaurantes onde uma pessoa traz o menu, retira o pedido, entrega a comida e traz a conta ao invés de um lugar onde apenas a comida é entregue por uma pessoa e todo o resto da operação é realizada pelo cliente através de tablet ou celular.

 

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