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Estreitando o relacionamento com o cliente em tempos de pandemia

Restaurantes com portas fechadas e funcionando apenas nos sistemas delivery ou take-out. A realidade que já dura quase dois meses na maioria dos estados brasileiros tem feito o setor de alimentação fora do lar buscar alternativas e se reinventar. Nesse contexto, o webinar ANR “Eventos: alternativa de receita para os restaurantes no momento atual e no futuro!” reuniu diversos especialistas do mercado para discutir alguns caminhos que os estabelecimentos podem seguir durante e após a pandemia para manter os lucros e se aproximar ainda mais dos clientes.

Daniela Martins, produtora de eventos da ANR; Daniele Genaro, coordenadora de eventos do restaurante Méz; Felipe Roselli, diretor de Vendas e Marketing do Club da Picanha Trend; e Fernando Consoni, participante do
Masterchef 2019 e consultor de restaurantes, foram os convidados do encontro virtual realizado na última semana.

Um dos principais pontos abordados pelos especialistas foi o uso das redes sociais para fomentar o negócio. “Lives com dicas gastronômicas, convidados especiais e preparação de receitas são uma alternativa para os estabelecimentos estreitarem o relacionamento com a clientela. Esses conteúdos representam uma oportunidade de interação em tempo real”, pontuou Daniela Martins.

Na opinião de Felipe Roseli, do Club da Picanha Trend, os restaurantes têm um potencial imenso para gerar engajamento. “Mais do que um cenário perfeito, possuem toda a estrutura, o que é um facilitador para promover
eventos online”, colocou. Ele acredita que com as lives, o estabelecimento pode mostrar como é feito o preparo de determinado prato e aproveitar para fazer a comercialização desse produto via QR Code. “Também é uma chance
de mostrar o que acontece dentro da cozinha. Vale dar uma atenção para os ingredientes e para todas as etapas de higienização”, disse.

Fernando Consoni complementou os pontos trazidos pelos colegas e contou sua experiência com uma casa em Campinas, para qual presta consultoria. O estabelecimento que inaugurou recentemente está trabalhando apenas com take-away, por enquanto. “Antes da abertura, fizemos algumas lives e outros conteúdos nas redes sociais. No primeiro dia de operação, muitas pessoas já tinham acompanhado os vídeos e interagido conosco. Por conta da pandemia, o mundo está carente, então a reaproximação será necessária e isso tem que ser feito agora. É preciso trazer o cliente para dentro do estabelecimento, por meio de ferramentas virtuais, e mostrar o que fazemos”, explicou.

Segundo o participante do Masterchef de 2019, vale pensar em parcerias com empresas de outros segmentos para ampliar a força das campanhas online. “Fizemos uma ação em conjunto com uma marca de roupas, que possui
total alinhamento com o nosso público. É uma possibilidade que deve ser olhada com carinho por parte dos restaurantes”.

Daniele, do MéZ, também dividiu sua experiência para manter contato com o público. “Estamos trabalhando com venda de vouchers para consumo posterior e com a produção de conteúdo em nossas plataformas e redes sociais. Sugestões de receitas de pratos e drinks estão sempre presentes, mas também abordamos outros assuntos, como datas comemorativas”, disse. Segundo Daniele, os clientes são incentivados a interagir. “Temos tentado manter o máximo de contato possível com o nosso cliente, pois o mais importante é não se afastar dele. Ele precisa sentir que permanecemos próximos”, finalizou.

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