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Convidados debatem impactos e ajustes nos estabelecimentos por conta do coronavírus

Na última quinta-feira (14), a ANR realizou o webinar Quarentena para Bares e Restaurantes: impactos no negócio, ajustes na operação, a relação com a indústria e fornecedores, e iniciativas conjuntas, coordenado por Reynaldo Zani, sócio da ZAK BD Consultoria e do Portal Rede Food Service. No encontro, foram debatidos assuntos como a crise do novo coronavírus, a dificuldade por parte dos operadores em decorrência da redução das vendas, questões específicas em relação às operações, necessidades dos clientes pós-pandemia e quais adaptações o setor precisará realizar em seus processos no dia a dia.

Com a crise, os estabelecimentos viram a necessidade de se reinventar. “Tivemos uma série de adaptações, como a revisão de cardápio, entrar em novas plataformas e trabalhar itens que estavam em estoques”, afirma Mateus Turner, sócio da Casa Santo Antônio. Já André de Botton, sócio da Dínamo Design e da Padaria Artesanal O Pão, o momento atípico serviu para perceber como o setor não está atento ao CRM (Customer Relationship Management). “Isso está fazendo falta para muita gente. Vimos isso funcionar bem no exterior, mas ainda estamos engatinhando com essa iniciativa de marketing de relacionamento”, disse.

Por conta desses insights, apesar de todo o impacto negativo, a pandemia pode ajudar os gestores a pensar diferente. “A crise vai auxiliar os estabelecimentos em alguns sentidos, como o nível de qualificação dado ao colaborador,
entendimento do capital de giro que colocou no negócio e quais os equipamento para investir”, ressaltou Alexandre Souto, diretor executivo da Neofood Solutions, que também falou da importância de uma consultoria qualificada
para os restaurantes.

O PAPEL DO DELIVERY

Um dos pontos mais destacados durante a apresentação foi a questão do delivery, que passa a ganhar mais destaque durante e no pós-pandemia. “Nós temos por hábito trabalhar com a alimentação fora do lar. Para inverter para ‘dentro do lar’ é preciso oferecer uma experiência eficiente no delivery, que a curto e médio prazo vai ser a grande saída para os setores”, afirmou Marcelo Fernandes, sócio do Grupo de Gastronomia MF.

Para Léo Sanchez, sócio do Vista Restaurante, os estabelecimentos devem ter cuidado com o uso do sistema de entregas. “É a hora de utilizar o próprio sistema, nem que se limite apenas a domicílios perto do restaurante. Daqui a pouco essas grandes plataformas vão abrir suas próprias cadeias de alimento”, alertou.

Lamberto Percussi, sommelier e proprietário da Vinheria Percussi, tratou de sua experiência direta com o delivery. A modalidade representava 6% do seu faturamento no ano passado e hoje já está chegando aos 18%. “Teremos outra empresa quando retomarmos os trabalhos, com uma transição de volta em relação ao delivery, espaço do local e tratamento com os clientes”, afirmou. Para assistir aos webinars da semana na íntegra acesse a playlist no
YouTube da ANR.

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