Notícias

Estado de São Paulo fala em plano de reabertura gradual da economia

O governador João Doria anunciou na última quarta-feira (22) uma possível reabertura gradual dos setores produtivos do estado, a partir do dia 11 de maio, quando se encerra o período de quarentena. O Plano São Paulo, como foi chamado, vai considerar a preparação do sistema de saúde, da sociedade e dos setores econômicos para coordenar a retomada.

Inicialmente, a ideia é dividir as regiões do estado em níveis de risco: zona vermelha (maior risco), zona amarela e zona verde (de menor risco).

Para estar na zona verde, o município precisa ter baixo número de casos, baixa ocupação de leitos de UTI, testes disponíveis para assintomáticos e suspeitos, e protocolos setoriais implementados.

Dois dias depois do anúncio, na sexta-feira (24), Doria afirmou que se o índice de isolamento social no estado não atingir um mínimo exigido para atrasar a disseminação do coronavírus (mais de 50%), o plano será revisado.

Grande São Paulo:

ABC: O prefeito de Diadema, Lauro Michels, assinou decreto no último dia 22, autorizando a reabertura de estabelecimentos de comércios e serviços já na quinta-feira, 23. O Ministério Público de São Paulo interviu e a Justiça de Diadema manteve decisão de suspender os efeitos do decreto já na sexta-feira, 24. Neste fim de semana, o Ministério Público também embargou a reabertura do comércio de Santo André, que aconteceria a partir desta segunda-feira.

Guarulhos: A prefeitura publicou novo decreto ampliando a lista de atividades essenciais que já podem reabrir. Por outro lado, prorrogou até o dia 5 de maio as restrições de funcionamento a estabelecimentos que tenham acesso direto do público e que potencialmente possam gerar aglomeração de pessoas, como casas noturnas e bares. O uso de máscaras passou a ser obrigatório.

Litoral:

Baixada Santista: Os nove municípios passarão a seguir conjuntamente as normas de quarentena estabelecidas pelo governo do Estado. A decisão tomada na última quarta-feira pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) atende a uma recomendação do Ministério Público Federal contra medidas de flexibilização por
municípios, sem dados que comprovem queda nos índices de contágio pelo novo coronavírus.

São Sebastião: A prefeitura reuniu microempresários por videoconferência, na última semana, para estudar alternativas para uma maior flexibilização do comércio, sem comprometer os esforços de enfrentamento ao coronavírus.

Ilhabela: A prefeitura publicou na quarta-feira um decreto para a reabertura do comércio na cidade. O documento permite a atuação de diversos setores, com restrição de horários. Bares, restaurantes e similares estão autorizados, mas apenas com atendimento por drive-thru.

Interior:

Campinas: Seguindo a decisão do estado, Campinas publicou decreto na última quarta-feira prorrogando a quarentena até 10 de maio. Neste período podem funcionar os serviços essenciais, como supermercados e farmácias. Desde o dia 22 também está autorizada a abertura de óticas na cidade. Serviços de alimentação como restaurantes, padarias e congêneres, devem atender por entrega.

São José dos Campos: Após pedido do Ministério Público, a Justiça de São José dos Campos concedeu liminar para suspender, em caráter provisório, os efeitos do decreto editado pela prefeitura, que previa a retomada da atividade comercial não essencial na cidade (shoppings e comércio em geral) a partir desta segunda-feira.

*Com informações de Agência Brasil, G1 Vale do Paraíba, Radar Litoral e das prefeituras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo