Notícias

Quase metade dos bares e restaurantes do Rio de Janeiro está fechada, segundo SindRio

Levantamento realizado pelo Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio), aponta que quase metade dos bares e restaurantes da cidade do Rio de  Janeiro está de portas fechadas. A pesquisa, divulgada na última quinta-feira
(23), mostra que 46,6% dos estabelecimentos não estão operando.

Destes, 10% fecharam as operações em definitivo, enxugando 20 mil postos de trabalho. Os dados também revelam que 62% dos restaurantes tiveram pedidos de crédito negados, e que 82% dos empresários não tiveram acesso a linhas de crédito.

“Precisamos de um crédito emergencial, que não leve em conta as garantias normalmente exigidas pelos bancos, nem os prazos de pagamento, carência, muito menos as análises de históricos. O que a gente precisa nesse momento é que o governo entre de sola e aprove linhas de crédito que de fato cheguem no pequeno empresário”, pediu Fernando Blower, presidente do SindRio.

Na sexta-feira (24), o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), anunciou que elabora um plano de retomada da atividade econômica para o estado que deve ser colocado em prática somente quando cerca de 30% dos leitos de CTI
estiverem vagos. No entanto, não informou sobre planos de ajuda ou crédito.

Decreto tenta ajudar estabelecimentos
Buscando minimizar os impactos da crise, o governo do estado suspendeu o corte de serviços essenciais – água, luz e gás – por falta de pagamento. A Lei 8.769, publicada em 24 de março, proíbe a interrupção do fornecimento de luz, gás e energia no estado do Rio de Janeiro durante a pandemia do novo coronavírus.

A Lei tem validade para MEI, Micro e Pequenas Empresas e para quem se enquadra no Simples Nacional. A medida também impõe que as concessionárias permitam o parcelamento das contas após o período de restrições adotadas pelo Estado em função da pandemia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo