Notícias

Decreto amplia horário de funcionamento de bares e restaurantes de Porto Alegre

Um novo decreto municipal ampliou em uma hora o horário de funcionamento de bares e restaurantes de Porto Alegre desde a última sexta-feira (18). Agora, restaurantes, lanchonetes, padarias e similares poderão encerrar as atividades até 23h. No entanto, devem permitir o ingresso de clientes até, no máximo, 22h.

O horário de abertura permanece inalterado. Estão mantidos também os dias de atendimento de segunda-feira a sábado, assim como o cumprimento das orientações de higienização e distanciamento de acordo com a determinação das autoridades de saúde.

Em Juiz de Fora (MG), os restaurantes também tiveram o horário de funcionamento alterado. Os estabelecimentos poderão funcionar das 10h às 22h, durante todos os dias da semana. Em Belo Horizonte, o funcionamento de bares e restaurantes segue liberado só de sexta a domingo, das 17h às 22h.

Já no Distrito Federal, o Governo liberou shows ao vivo em bares e restaurantes. A atividade estava suspensa desde março, quando o executivo decretou o fechamento dos estabelecimentos e o cancelamento das apresentações musicais, como norma de combate à disseminação da Covid-19.

Em São Paulo a fase amarela do Plano São Paulo do Governo do Estado permite a restaurantes e bares o funcionamento por oito horas e atendimento presencial com 40% da capacidade. Alguns pontos tradicionais de algumas cidades, como Campinas, insatisfeitos com as regras para retomada das atividades, preferem continuar
apenas com delivery e retirada.

No estado, além da abertura plena do comércio, a partir do dia 23 de setembro, os parques temáticos, com atividades ao ar livre, poderão reabrir ao público. Os locais poderão operar apenas pelo período de oito horas por dia, com limitação de 40% de sua capacidade de público.

Na última semana, a prefeitura da capital também anunciou a volta de atividades presenciais extracurriculares em escolas públicas e particulares a partir do dia 7 de outubro. O retorno não é obrigatório para escolas nem para as famílias e valerá para todo o ensino básico (0 a 17 anos). O ensino superior foi liberado para voltar com aulas. Já nas escolas, o retorno está previsto para 3 de novembro.

Dados da quinta fase do inquérito sorológico feito com adultos na cidade (pessoas acima de 18 anos) mostraram um avanço do novo coronavírus em bairros nobres, principalmente da região centro-oeste. Cerca de 1,64 milhão de pessoas na cidade de São Paulo – 13,9% da população total – já foram infectadas pelo novo coronavírus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo