Notícias

Bares e restaurantes seguem operando apenas com delivery em alguns estados brasileiros

Rio de Janeiro: O Ministério Público recomendou que o governo do estado e a prefeitura adotem medidas mais restritivas de isolamento social. Os bairros de Bangu e Campo Grande na cidade do Rio estão em lockdown. A medida ainda pode ser implementada em outros locais da cidade. Bares e restaurantes seguem fechados em todo o estado, trabalhando apenas com delivery e retirada no balcão. O governador Wilson Witzel afirmou que o estado só poderá começar a relaxar as medidas de isolamento social em meados de julho.

Minas Gerais: Na capital, o prefeito Alexandre Kalil manteve a previsão de iniciar a reabertura gradual do comércio em 25 de maio. Mas não descartou a possibilidade de endurecer as regras de isolamento social, caso seja necessário. Em Sete Lagoas, a 70 km de Belo Horizonte, bares e restaurante funcionam, com a capacidade reduzida a 50%, desde o dia 8. Em Nova Lima, na região metropolitana de BH, os estabelecimentos de alimentação fora do lar estão abertos.

Distrito Federal: A Justiça Federal autorizou a reabertura gradual do comércio. Pela decisão, bares e restaurantes poderão abrir em um mês. A reabertura depende do desenvolvimento de diretrizes sanitárias específicas, que ainda não foram apresentadas pelo governo.

Paraná: Bares e restaurantes estão autorizados a funcionar em Curitiba, Londrina, Maringá e outras cidades, mas com restrições. As exigências incluem limitação da capacidade total do estabelecimento para clientes sentados e distanciamento mínimo de 2 metros entre as mesas.

Rio Grande do Sul: Cada uma das 20 regiões do estado é identificada por uma cor de bandeira – amarela, laranja, vermelha e preta – que determina as medidas de prevenção ao contágio do coronavírus. Bares e restaurantes podem atender de modo presencial em lugares com bandeiras laranja e amarela. A modalidade buffet está suspensa independentemente da bandeira.

Amazonas: Mesmo seguindo o plano de reabertura gradual do comércio, o governo anunciou a prorrogação da suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais, como bares e restaurantes, até o dia 31 de maio.

Bahia: Em Salvador, medidas de restrição de circulação mais rígidas foram tomadas em alguns bairros da cidade. Bares e restaurantes seguem fechados.

Pernambuco: O Governo de Pernambuco determinou a adoção de medidas mais duras para garantir o isolamento social em Recife e em mais quatro cidades da região metropolitana: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Já em vigor, as regras valem até o dia 31, obrigando bares e restaurantes a trabalhar apenas com entrega e retirada.

Mato Grosso: Em Cuiabá, bares e restaurantes seguem sem previsão de reabertura. Já em Várzea Grande, na região metropolitana da capital, os estabelecimentos de alimentação fora do lar podem funcionar das 6h às 21h, mas com algumas restrições.

Maranhão: Após decisão judicial, o lockdown foi encerrado no domingo (17) na Região Metropolitana de São Luís, que envolve as cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, além da capital. A partir desta segunda volta a entrar em vigor o decreto anterior ao confinamento obrigatório.

Pará: O governo prorrogou o lockdown até o dia 24, por não ter alcançado o índice de isolamento social de 70% recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para conter o avanço da pandemia. O lockdown ainda foi ampliado para mais sete municípios do estado. Com isso, já são 17 cidades funcionando somente com serviços essenciais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo