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Como Ações de Marketing Estão Impulsionando o Crescimento de Franqueados no Setor de Foodservice: Insights da Pesquisa ABF/Galunion

Durante o Seminário Setorial de Food Service, parte da ABF Franchising Week 2023 em São Paulo, foi divulgada a Pesquisa de Food Service 2023, realizada pela ABF em parceria com a consultoria Galunion. A pesquisa contou com a participação de 31 marcas e 203 respondentes, revelando que 71% dos franqueados não têm dívidas, 62% fecharam 2022 com lucro, 57% tiveram um faturamento no primeiro trimestre de 2023 superior ao mesmo período de 2022, e 64% fecharam o primeiro semestre de 2023 com lucro. 

Principais Resultados da Pesquisa ABF/Galunion 

A pesquisa da ABF/Galunion revelou que a maioria dos franqueados (67%) está focada em ações de marketing para ampliar sua base de clientes. Isso destaca a importância de buscar novas formas de se conectar com os clientes e criar experiências memoráveis que incentivem a fidelidade à marca. 

Ações de Marketing Eficazes para Ampliar Clientes 

As ações de marketing podem variar de acordo com o público-alvo e o tipo de estabelecimento. No entanto, algumas estratégias são eficazes para a maioria dos empreendedores do setor: 

  • Marketing de Conteúdo: Crie conteúdo relevante e útil para seus clientes, como receitas, dicas de culinária e informações sobre eventos especiais. 
  • Redes Sociais: Utilize as redes sociais para se conectar com os clientes, compartilhar novidades e promover eventos e promoções. 
  • Programas de Fidelidade: Ofereça recompensas e descontos para os clientes que frequentam regularmente o seu estabelecimento. 
  • Eventos e Promoções: Realize eventos e promoções especiais para atrair novos clientes e incentivar a repetição de visitas. 
  • Parcerias com Influenciadores: Realizar parcerias com microinfluenciadores digitais pode ajudar a promover sua marca e atrair novos clientes. 

Desafios na Contratação e Retenção de Talentos 

A pesquisa também revelou que a contratação e retenção de talentos continua sendo um desafio para os franqueados. Cerca de 68% dos franqueados têm dificuldade para contratar e reter colaboradores, 24% enfrentam o mesmo nível de dificuldade que antes da pandemia, e apenas 8% não têm nenhuma dificuldade. 

 A retenção de talentos é crucial para o sucesso de qualquer negócio, e os empreendedores do setor de foodservice devem implementar estratégias para reduzir o turnover e manter uma equipe qualificada e motivada.  

Maiores Desafios para os Franqueados em 2023 

Os maiores desafios para os franqueados em 2023 incluem recrutamento, treinamento e retenção de equipe (31%), situação econômica e política brasileira (30%) e rentabilidade do modelo de negócio (23%). Outras preocupações incluem pressão de custos devido à inflação (72%), manutenção de CMV (Custo de Mercadoria Vendida) (71%) e novamente recrutamento, treinamento e retenção de equipe (70%). 

Para ajudar empreendedores a solucionarem alguns desses desafios, a ANR e a Fodness se uniram em mais uma edição de workshops que visa trazer conteúdo de gestão e ferramentas práticas para líderes de negócios de alimentação. Confira a agenda completa aqui.  

 Junte-se à ANR e faça parte de uma comunidade de empreendedores que estão transformando o setor de foodservice no Brasil.

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