Notícias

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência

A Câmara aprovou, em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que muda as regras do sistema previdenciário do Brasil. Dos 510 deputados presentes, 379 votaram a favor da proposta e outros 131 votaram contra. Apenas três deputados não votaram. O placar superou com folga os 308 votos necessários para aprovar o texto. Agora, após a votação principal, os deputados devem votar pelo menos 20 destaques, que são tentativas de alterar pontos específicos da proposta.

Após ser aprovado na Câmara, o texto vai para o Senado. Lá, passa pela Comissão de Constituição e Justiça. Na sequência, vai ao plenário do Senado, onde também precisa ser aprovado em dois turnos, com 49 votos em cada, ou 3/5 dos senadores. Isso só vai acontecer após o recesso parlamentar, que vai de 18 de julho a 1º de agosto.

A ANR também assinou o manifesto entregue ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em apoio à aprovação da PEC, junto a 50 instituições que representam desde o agronegócio até as indústrias e serviços. Juntas, as entidades fomentam cadeias produtivas responsáveis por mais de 13 milhões de empregos diretos formais, cerca de 40% do total de vagas CLT do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo