NotíciasSem categoria

Artigo: superação e resiliência

Cristiano Melles
Presidente da ANR

Fernando Blower
Diretor Executivo

Não haverá outro ano como 2020. Se você está lendo agora esse texto, já será uma prova inequívoca de que segue forte em nosso mercado, mesmo com todas as adversidades. A pandemia nos afetou como empresários, mas principalmente como cidadãos. Muitos de nós perdemos entes queridos, a quem prestamos aqui nossa homenagem. O ano de 2020 diz muito, para todos nós, sobre superação e resiliência.

Enfrentamos o desconhecido e a absoluta imprevisibilidade sobre tudo o que viria em decorrência da pandemia: do fechamento radical por mais de 100 dias aos protocolos, do vaivém das políticas de flexibilização, da fiscalização austera às permissividades não fiscalizadas de eventos que levam à aglomeração. Porém, enfrentamos tudo com o propósito de exigir do poder público, em todas as esferas, o auxílio que o setor tanto necessita para sua sobrevivência.

De nossa luta ao lado de outras associações e setores vieram linhas de crédito (que ainda não contemplaram a todos que necessitam, segundo revelam os dados de nossas pesquisas em parceria com a Galunion), e a Lei Federal 14.020, que permitiu em 2020 suspender contratos e reduzir jornadas por até 8 meses, para citar apenas as duas principais.

Nosso setor encolheu, é fato. Milhares de empresas ficaram no caminho, muitos tiveram que demitir como única solução paliativa para amenizar a crise, a pior de nossa história. Nossa jornada ainda está longe de terminar por alguns motivos: o crescimento no número de casos, óbitos e ocupação de UTIs em boa parte do país, que pode levar governos a novas e radicais restrições; a luta, a exemplo do que foi feito em outros países, para que nosso setor tenha um pacote exclusivo de socorro, seja com mais créditos a juros baixos ou novos refis e perdão de impostos não recolhidos. Também pleiteamos a extensão da Lei 14.020 para 2021, pelo menos por mais um trimestre.

A ANR chegará a um próximo ciclo com novas metas e processos, resultados de uma renovação fundamental que tem por finalidade o crescimento da entidade em todo o país. Seguiremos firme nos projetos iniciados este ano, como o Clube de Benefícios, pelo qual sócios-parceiros oferecem condições exclusivas aos nossos associados; fortaleceremos nossa área de cursos, workshops e webinars para o aprimoramento profissional de todo o setor; seguiremos à frente de grandes eventos, como o Encovisas (Encontro Nacional de Vigilâncias Sanitárias), com a contribuição de nossa equipe técnica para aprimorar protocolos e também a relação com os agentes reguladores; buscaremos mais dados, relatórios e pesquisas para orientação na tomada de decisões, assim como informações técnicas que contribuam decisivamente com o negócio de cada empresa.

Por fim, nossa luta pelo setor será incessante, em meio a tantos novos desafios que estão para surgir – razão pela qual estaremos ainda mais presentes nas discussões dos projetos que afligem bares e restaurantes nas esferas federais, estaduais ou municipais. A boa notícia fica por conta da chegada da vacina em muitos países e da previsão de que no Brasil vários grupos já possam ser vacinados ao longo do primeiro semestre. Não será um processo rápido e tampouco 100% efetivo, pelo menos em 2021. Por esse motivo, seguiremos firme na defesa do setor e na expansão e fortalecimento da ANR.

Encaremos de frente 2021. Com esse mesmo espírito de superação e resiliência que nos levou até aqui. Porque o desconhecido, que tanto nos afligiu, já é passado. Tenham todos um feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações, com muita saúde e muita paz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo