Notícias

Após atuação do SindRio, Governo retifica decreto que limitava horário de consumo de álcool

O governo do estado do Rio de Janeiro retificou decreto publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (11). Após atuação do SindRio junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e ao gabinete do Governador, a norma que
inicialmente proibia o consumo de bebidas alcoólicas após 21h em áreas externas foi corrigida para se adequar à atual realidade do setor de bares e restaurantes.

O novo decreto estabelece que os serviços de consumo de bebidas alcóolicas em ambiente externo ficam vedados após 22h, com exceção dos estabelecimentos organizados com mesas e cadeiras que mantenham os consumidores sentados, respeitando o distanciamento mínimo de um a dois metros.

“Com a mudança, pessoas não poderão beber em pé na rua depois das 22h. Fora isso, tudo permanece como estava. Os bares e restaurantes podem funcionar – área interna e externa – com consumo de bebida alcoólica até 1h da manhã sem nenhum problema. A nova medida permite que a gente consiga manter um bom ambiente de negócios e representa mais uma vitória para a categoria”, afirmou Fernando Blower, presidente do SindRio e diretor executivo da ANR.

SÃO PAULO

Pela primeira vez desde o início da pandemia, todo o estado pode abrir bares e restaurantes. O governo de São Paulo fez uma atualização extraordinária da quarentena na última sexta-feira (11) e anunciou que todas as regiões estão
na fase 3 amarela, considerada intermediária. O funcionamento dos estabelecimentos é permitido com horário reduzido de 8 horas e com 40% de capacidade. Regras sanitárias, como o uso de máscara e disponibilização de álcool em gel, devem ser respeitadas.

Também foi anunciada uma mudança na forma como é feita a reclassificação do Plano São Paulo. A partir de agora, todas requalificações passam a ser mensais e não mais quinzenais. A próxima atualização será feita no dia 9 de outubro.

Já a cidade de São Paulo, de acordo com o monitor revisado do jornal Folha de São Paulo de aceleração da Covid-19, entrou, pela primeira vez, na última semana no estágio desacelerado de casos do novo coronavírus. Isso significa
que o número de novos casos caiu ao longo do tempo de maneira considerável.

O método de acompanhamento utilizado pela Folha se baseia na evolução dos casos em cada local e tem como parâmetro um período de 30 dias, com peso para o período mais recente. Com isso, é medida a aceleração da pandemia, ou seja, a forma como o número de novos casos cresce ou diminui.

OUTROS ESTADOS

No Acre, a prefeitura da capital Rio Branco alterou o protocolo de vigilância para bares e restaurantes. A nova medida muda o trecho que estabelecia um limite de pessoas por mesa, que era de no máximo dois clientes, derrubando a restrição.

No Ceará, os bares seguem sem previsão para reabertura e os donos dos estabelecimentos reclamam da falta de diálogo com as autoridades. O plano inicial determinava a volta do funcionamento na quarta fase do processo, em
julho. No entanto, o decreto foi adiado de forma preventiva, para evitar maior risco de contaminação. Já no Paraná, Curitiba voltou à fase laranja na semana passada, restringindo novamente o funcionamento do comércio. Bares voltaram a fechar e os restaurantes estão com restrições de dias e horários.

Depois de autorizado a reabrir as portas para o público, o setor de alimentação fora do lar do Distrito Federal busca alternativas para o distanciamento social. Cabines para clientes, menu degustação e hora marcada, além de manequins sentados às mesas fazem parte das apostas dos donos de bares e restaurantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo