Auditoria Social é o emprego das técnicas de auditoria para fazer a verificação, controle e certificação das marcas seguindo diretrizes de cunho ambiental e social, que englobam três pilares: saúde e segurança, legislações trabalhistas e licenças de operação.
O mercado está cada vez mais atento em como as empresas se relacionam com seus colaboradores, fornecedores e comunidade. Com a emergência da sigla ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), verificar a responsabilidade social em toda a cadeia de valor é um ponto de atenção nas organizações, que vem ganhando espaço no Brasil. Por esse motivo, o país viu crescer nos últimos anos a busca pelas auditorias sociais.
Investir em auditorias sociais é uma das formas mais eficientes de proteger as marcas, pois a certificação garante que foram cumpridas as normas do Ministério do Trabalho, evitando danos à reputação e ao valor competitivo, além de aumentar o controle da empresa e prevenir passivos trabalhistas, que geram despesas adicionais.
O Bureau Veritas é credenciado para fazer diversas certificações de responsabilidade social, entre elas a ABVTEX, do setor têxtil, e a SA 8000, que trata da segurança e direito dos trabalhadores. Uma empresa certificada mantém um bom ambiente de trabalho, protege sua marca e evita problemas legais, além de beneficiar toda a cadeia produtiva e a sociedade. Confira se o seu negócio está apto a fazer essas certificações e conte com o Bureau Veritas para inclui-la entre as empresas que trabalham de forma sustentável.
Foto: Divulgação