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2023: um ano de estabilidade para o foodservice

Iniciamos o ano de 2022 com o otimismo de uma retomada da economia e uma rápida recuperação do setor de foodservice, mesmo com a chegada da nova variante da Covid-19, a ômicron. O avanço da vacinação em todo o país fez com que o número de casos e óbitos causados pela doença caísse vertiginosamente e as pessoas voltassem a se sentir seguras para sair nas ruas sem máscaras. Com isso, o comércio, incluindo bares e restaurantes — um dos setores mais afetados na pandemia —, abriu as portas novamente, sem restrições de isolamento. O resultado que se viu ao longo do ano foi uma recuperação contínua, tanto na receita quanto nas margens das empresas.

Para monitorar esse movimento, a ANR, em parceria com a Galunion Consultoria e com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), realizou diversas pesquisas ao longo do ano, a última delas finalizada em dezembro, todas com grandes destaques nos maiores veículos da imprensa brasileira. Uma delas, no meio do ano, mostrou o que já prevíamos na carta que fizemos aos nossos associados no fim de 2021: o fantasma da inflação voltou a assombrar o setor. 83% acreditavam na ocasião que a inflação representava o maior desafio a ser enfrentado neste ano. Com o passar dos meses, o cenário provou que o receio dos empresários fazia sentido, sobretudo na inflação que mais impacta o foodservice: a dos alimentos.

Enquanto produtos e serviços como combustíveis e energia elétrica passaram a ceder após um aumento explosivo, os preços da comida voltaram a ganhar força no país. Sinal disso é que a inflação do grupo de alimentação e bebidas se aproximou nova- mente de 15% no acumulado de 12 meses, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em meio ao cenário, os restaurantes mantiveram os valores das refeições abaixo da inflação. Apesar do lado mais vantajoso para o consumidor, as margens dos estabelecimentos ficam apertadas, já que muitos ainda estão comprometidos com passivos bancários e tributários, contratados ao longo da pandemia.

Na defesa de todo o setor, a ANR conquistou, ao longo dos últimos anos de pandemia, importantes vitórias no plano federal, mas também nos estados e municípios por meio de negociações com representantes dos executivos. Como representantes do segmento, levamos aos governos nosso posicionamento para cumprir todas as regras sanitárias de combate ao novo coronavírus, da redução de vagas, distanciamento, uso de máscaras, apoio e incentivo à vacinação de todos os colaboradores.

Para o ano que vem, o setor de bares e restaurantes espera uma maior estabilidade, com o controle ou até mesmo com o fim da pandemia – o que só a Organização Mundial da Saúde (OMS) pode assegurar. A entidade defende e seguirá defendendo alguns pontos fundamentais que impactam o negócio do setor, como a redução da carga tributária, a realização de uma reforma tributária que desonere a folha de pagamentos dos funcionários, o estímulo ao crédito, em especial para pequenas empresas, e ao primeiro emprego no setor de alimentação e o aumento do teto do Simples Nacional.

Mediante a necessidade de que sejam colocadas em prática ações em diversas esferas, os governadores estaduais eleitos devem estar atentos em demandas importantes para a economia, bem como a redução de carga tributária (alíquotas de ICMS e substituições tributárias) e desburocratização para licenciamentos, como processos online e por autodeclaração.

Internamente, continuaremos oferecendo aos associados as melhores parcerias do segmento e ativos nos maiores e mais relevantes eventos da alimentação fora do lar do país, além de organizar as novas edições de nossos eventos proprietários, como fizemos em 2022 com a Jornada ANR, imersão de três dias com os eventos Encovisas (Encontro Nacional de Vigilâncias Sanitárias), RestauraRH e Transformação Digital (antigo Supply Tech).

Seguiremos atentos com as preocupações dos nossos associados, em defesa do interesse comum de todos, para consolidar nossa recuperação e tornar o setor ainda mais forte. Há esperança de uma melhora para o futuro, começando pela aceleração do mercado neste verão. Agilidade, integração, experiência e diversidade são alguns dos termos que devem permear o setor para essa jornada. Pois então que venha 2023.

Desejamos a todos um feliz Natal e um Ano Novo de muito sucesso, muita saúde e paz!

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