DestaqueNotícias

Tecnologia reforça medidas de saúde e segurança no setor de alimentação fora do lar

No cenário atual dos restaurantes nos Estados Unidos, a tecnologia vem assumindo um papel cada vez mais importante, especialmente quando se trata dos protocolos de saúde e segurança. Um exemplo dessa tendência é a PathSpot, empresa que desde 2017 vem redefinindo a maneira como os estabelecimentos gerenciam a higiene das mãos de seus funcionários. 

PathSpot integra tecnologia aos protocolos de saúde nos restaurantes 

Criada após o desenvolvimento de um scanner inovador que verifica se os trabalhadores lavaram as mãos adequadamente, a PathSpot está agora levando a digitalização a outros procedimentos manuais de saúde e segurança que são essenciais para prevenir doenças dentro de restaurantes. Christine Schindler, fundadora da PathSpot, destaca a universalidade da segurança dos alimentos na indústria, ressaltando que, embora todos devam cumprir certos padrões, o esforço para manter a conformidade é um desafio comum. 

Schindler entrou no negócio por meios pouco convencionais. Ela tem formação em engenharia biomédica e saúde global e trabalhou na África na detecção precoce do câncer. Ela então retornou aos EUA, para trabalhar em hospitais e empresas de saúde, com foco nas disparidades de saúde. 

Eventualmente, Schindler percebeu que o maior fator – de longe – nos surtos de doenças transmitidas por alimentos é a lavagem das mãos. “Nove em cada 10 surtos estão diretamente relacionados com práticas inadequadas de lavagem das mãos”, disse ela, citando dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. “No entanto, as únicas coisas que foram feitas foram cartazes no banheiro dizendo: ‘Os funcionários devem lavar as mãos antes de retornar ao trabalho’”. 

O dispositivo da PathSpot, que pode ser facilmente instalado ao lado das pias. Os trabalhadores colocam as mãos sob o scanner e uma tela na parte superior do dispositivo informa se eles precisam voltar para a pia. O dispositivo também coleta dados e envia essas informações para as sedes corporativas, onde verificam quais locais realizam melhor o trabalho de lavagem das mãos. Isso permite uma supervisão mais rigorosa e um treinamento efetivo, reduzindo significativamente o número de falhas no processo de higiene. 

Pandemia traz hábitos de limpeza e higiene para sempre 

Tanto os funcionários quanto os consumidores se beneficiam dessa análise mais rigorosa em higiene e segurança. No mundo pós-pandêmico, os clientes esperam e exigem que os restaurantes mantenham padrões de limpeza excepcionalmente altos. 

“Limpeza se tornou o novo padrão,” afirma Schindler. “Independentemente do tipo de estabelecimento, as expectativas dos consumidores quanto à limpeza são agora mais altas do que nunca.” 

Além de aprimorar a higiene das mãos, a PathSpot ampliou seu leque de soluções para incluir diversos outros aspectos críticos de saúde e segurança. A empresa passa a oferecer um conjunto de ferramentas destinadas a otimizar a gestão de alimentos, assegurando práticas adequadas de resfriamento, monitoramento preciso das temperaturas de armazenamento e prevenção de prazos de validade expirados. 

O objetivo é tornar esses procedimentos mais eficientes e fáceis de executar, ao mesmo tempo em que se disponibiliza recursos para que as empresas possam identificar e reconhecer os estabelecimentos que se destacam na manutenção dos mais altos padrões de saúde e segurança. 

Vigilâncias Sanitárias debatem visões e desafios futuros na Jornada ANR 2024 

A pandemia de COVID-19 ressaltou quão vital é a segurança dos alimentos em restaurantes, mostrando a todos a necessidade de manter altos padrões de saúde e segurança para proteger tanto os clientes quanto os funcionários. Nesse contexto, a Jornada ANR 2024 se destaca como uma iniciativa para debater sobre as inovações e desafios do setor em 2024. No Painel 2 do ENCOVISAS, representantes de Vigilâncias Sanitárias estaduais vão discutir sobre como a tecnologia está inovando as práticas de segurança dos alimentos, explorando os desafios e oportunidades para este ano.  

Participe conosco. Clique aqui e veja todas as informações sobre a Jornada ANR 2024.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo