Future TankMercado

Rotatividade do setor de bares e restaurantes em 2023 no Brasil

O setor de restaurantes e bares no Brasil, em 2023, registrou uma taxa de rotatividade de 77,6%, apresentando uma leve redução em comparação com o ano anterior, que teve uma taxa de 78,1%. Este dado reflete não apenas a dinâmica do mercado de trabalho no setor, mas também destaca a volatilidade enfrentada pelos empregadores e trabalhadores, especialmente em um contexto pós-pandêmico. 

Essa volatilidade, no entanto, não impediu o setor de demonstrar sinais de recuperação e crescimento. Em novembro, evidenciando essa tendência positiva, o setor atingiu uma marca expressiva com a criação de 10.746 novos empregos formais, reforçando o décimo mês consecutivo de expansão no número de vagas. 

Entendendo a rotatividade 

A taxa de rotatividade é um indicador que quantifica a proporção de funcionários substituídos dentro de um determinado período, levando em conta tanto aspectos geográficos quanto setoriais. Esse cálculo é realizado através da análise do percentual de empregados que deixaram seus postos em relação ao total de trabalhadores registrados no início do mesmo período. Para obter essas estatísticas, recorre-se a fontes oficiais como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que são compiladas e disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, garantindo a precisão e a confiabilidade dos dados analisados. 

Comparativo setorial 

Quando comparamos a taxa de rotatividade do setor de restaurantes e bares com o setor de serviços em geral e a economia brasileira como um todo, notamos que o setor de alimentação fora do lar apresenta taxas significativamente mais elevadas. Isso sugere uma maior instabilidade no emprego dentro deste setor, o que pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo a natureza sazonal de muitos empregos em restaurantes e bares, além das mudanças rápidas no mercado e na demanda dos consumidores. 

Impacto da pandemia 

É importante destacar o impacto da pandemia de COVID-19 na taxa de rotatividade observada em 2020. Durante esse período, houve uma queda nas taxas devido ao grande número de demissões de empregados formais, resultado direto das medidas de isolamento social implementadas para combater a disseminação do vírus. Esse evento gerou uma distorção temporária nas taxas de rotatividade, refletindo as dificuldades enfrentadas pelo setor durante os meses mais críticos da pandemia. 

Perspectivas futuras 

A leve redução na taxa de rotatividade em 2023 pode ser vista como um sinal positivo de recuperação e estabilização do setor de restaurantes e bares no Brasil. No entanto, permanece a necessidade de estratégias eficazes para gerenciar a rotatividade de funcionários, visando a retenção de talentos e a redução dos custos associados à contratação e treinamento de novos empregados. Investimentos em capacitação, melhorias nas condições de trabalho e estratégias de engajamento podem ser chave para enfrentar este desafio. 

Conheça os cursos da Academia ANR.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo