Notícias

Governo de SP estende quarentena, mas mantém flexibilização

O Governo de São Paulo anunciou a prorrogação da quarentena no estado por mais 15 dias. O novo período de isolamento vai até o dia 28 de junho. Mas a quarentena não será “heterogênea”, já que a flexibilização seguindo o Plano São Paulo continua. No momento, a maior parte do estado segue na fase laranja, que não permite a reabertura de bares, restaurantes, salões de beleza ou academias.

A Grande São Paulo avançou no sistema de fases na última semana. Antes classificada na fase 1, vermelha, passou para a fase 2, laranja. Na capital e demais regiões – Araçatuba, Campinas, Franca, Marília, Piracicaba, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté – que estavam na fase 2 da retomada restrita, houve estabilidade na maioria dos índices. Todas permanecem na mesma classificação até a próxima atualização de painel do Plano SP, prevista para o próximo dia 17.

No interior, o Governo decidiu ampliar restrições a atividades econômicas não essenciais em cinco regiões. Araraquara e Bauru voltaram da fase 3 (amarela) para a 2 (laranja), enquanto Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente voltaram à etapa 1 (vermelha) de máxima restrição.

Junto com as atualizações sobre a reabertura, o governo do estado anunciou um acordo entre o Instituto Butantan e um laboratório chinês para a testagem em fase final de uma vacina contra o coronavírus. A expectativa é que ela esteja disponível em junho do próximo ano, caso os resultados sejam satisfatórios. A partir de então, seria distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país.

SÃO PAULO: SHOPPINGS E ESCRITÓRIOS VOLTAM A ABRIR AS PORTA

Classificada na fase laranja, a capital iniciou na última semana a abertura de algumas atividades econômicas. De acordo com protocolo divulgado pela prefeitura, os shoppings poderão funcionar por quatro horas ao longo do dia, podendo escolher: ou das 16h às 20h ou das 6h às 10h. É obrigatório o uso de máscaras por todos os clientes e funcionários. Comércios e imobiliárias foram reabertos na última quarta-feira (10).

A retomada das atividades trouxe picos de aglomeração em vários pontos da cidade, principalmente na região da 25 de Março. Questionado sobre a intensa movimentação de pessoas registradas em ruas comerciais, o prefeito Bruno Covas disse que alguns setores são parceiros da cidade no processo de reabertura e, se os índices da Covid-19 piorarem, esses estabelecimentos têm consciência de o comércio voltará a fechar.

*Com informações do Governo de São Paulo, UOL e R7

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo