Notícias

Europa reforça restrições para conter avanço da Covid-19; confira abaixo a situação em alguns países

A França anunciou na última semana a imposição de um toque de recolher das 21h às 6h em Paris e mais oito cidades (Lyon, Lille, Rouen, Grenoble, Montpelier, Saint-Etienne, Toulose e Ayx- -en-Provence). Nas localidades mais afetadas pelo novo coronavírus, os bares já haviam sido fechados e, agora, restaurantes também enfrentam restrições: os estabelecimentos devem fechar às 21h. Inicialmente as medidas valem por quatro semanas, podendo se estender para até seis com a aprovação da Assembleia Nacional.

No Reino Unido, o governo britânico apresentou um mapa de alertas com três etapas para facilitar a imposição de novas regras. Apenas o mais grave deles prevê o fechamento de restaurantes.

Em Portugal, após recorde de números de casos na semana passada, o governo endureceu as restrições no país, que volta agora ao estado de calamidade – o mais grave antes do estado de emergência. Com a situação, válida até 31 de outubro, reuniões com grupos de mais de cinco pessoas nas vias públicas, restaurantes e outros tipos de comércio passam a ser proibidas novamente. O governo também anunciou que vai propor ao parlamento uma lei que torna
obrigatório o uso de máscaras.

A Itália também impôs novas restrições para bares e restaurantes. Decreto governamental publicado após dias de especulações proíbe festas em restaurantes, boates ou ao ar livre e recomenda a não realização de comemorações em casa. Após 21h, bares e restaurantes só podem servir clientes que estiverem sentados em suas mesas.

Na Alemanha, o governo pretende ampliar a obrigatoriedade do uso de máscara, além do fechamento noturno de bares e restaurantes. Em diversos estados federados, novas restrições já foram introduzidas, como o fechamento desses locais às 23h.

Na República Tcheca, um dos países mais afetados pela segunda onda da Covid-19, o governo fechou restaurantes e bares até o início de novembro.

Na Bélgica, os bares deverão fechar às 23h e só atender quatro pessoas por mesa.

A Holanda limitou reuniões a até quatro pessoas e fechou cafés e restaurantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo