Notícias

Europa e alguns estados dos EUA retomam aos poucos atividade econômica

Estados Unidos: Dezenove dos 50 estados norte-americanos começaram a afrouxar as medidas de isolamento social na última semana. Alguns estabelecimentos, como salões de beleza, estúdios de tatuagem e até cinemas foram
reabertos. Em alguns lugares, como no Tennessee, restaurantes podem voltar a funcionar, mas ocupando metade da capacidade máxima de lotação. Já na Flórida, locais com maior número de casos, como Miami-Dade, Broward e Palm Beach, continuam em quarentena. No restante do estado, restaurantes e loja de varejo poderão abrir com 25% de sua capacidade, porém bares, academias e spas continuam fechados.

Itália: Começou a afrouxar o isolamento social a partir desta segunda-feira (4), conforme anunciou o primeiro-ministro Giuseppe Conte. Estima-se que cerca de 4,5 milhões de pessoas tenham voltado ao trabalho. A fase dois do plano de contenção, segundo Conte, será de “convivência com o vírus”, e ocorrerá em três etapas, que começarão nesta segunda, dia 4, 18 de maio e 1º de junho. Conte reiterou que as empresas terão que introduzir rigorosas medidas de segurança sanitária antes de abrir suas portas.

Espanha: Na semana passada foi autorizado que as crianças menores de 14 anos saíssem de casa e a partir do último domingo (3), os espanhóis puderam voltar a praticar esportes ao ar livre e passear em família. No final da atual etapa – chamada de “fase zero” –, o comércio, restaurantes, hotéis e centros culturais poderão reabrir progressivamente, mas respeitando limites de frequência e o distanciamento social. Já as escolas permanecerão fechadas até setembro, com algumas exceções, como crianças de menos de seis anos cujos pais não podem realizar home office.

Portugal: A quarentena foi suspensa de forma gradual a partir do último domingo (3). A retomada das atividades acontecerá em duas etapas. Pequenas lojas foram reabertas nesta segunda-feira (4), enquanto creches e shoppings só serão abertos no começo de junho. Em um pronunciamento, o primeiro-ministro Antonio Costa disse que espera relaxar em breve as restrições para restaurantes e espaços culturais. Os grande eventos e festivais de música ainda estão suspensos. Os cinemas poderão abrir com algumas restrições. Os campeonatos esportivos deverão retornar, mas sem torcida.

Alemanha: Pouco mais de uma semana após flexibilizar regras de isolamento social, a Alemanha registrou aumento no índice de contágio e de letalidade do novo coronavírus. O país passou a relaxar algumas restrições de isolamento já a partir da semana retrasada, quando foi autorizada a volta do funcionamento de lojas de até 800 metros quadrados. Bares, restaurantes, cafés, cinemas, museus, teatros e casas de show permanecem fechados, assim como as universidades.

França: O governo anunciou seus planos para o relaxamento da quarentena, seguindo os passos de outros países europeus. O início do processo poderá ser no dia 11 de maio, mas o primeiro-ministro Édouard Philippe disse que a retomada só ocorrerá se o país mantiver o número diário de diagnósticos abaixo de 3 mil. Lojas não essenciais, creches e escolas primárias poderão ser reabertas progressivamente a partir de 11 de maio, com algumas restrições. Uma semana depois, no dia 18, as escolas secundárias poderão reabrir gradualmente. Restaurantes, cafés e a retomada de cerimônias religiosas será liberada a partir do dia 2 de junho.

Reino Unido: O governo se prepara para fazer uma revisão das medidas de isolamento social no dia 7 de maio. Na semana passada, o premiê Boris Johnson voltou a trabalhar após ser curado do novo coronavírus. Autoridades vêm discutindo propostas para exigir que os viajantes que chegam ao país façam uma quarentena por um período de duas semanas, como parte de uma segunda fase do gerenciamento do surto.

Argentina: O presidente Alberto Fernandéz anunciou na semana passada que prorrogará o isolamento social obrigatório e o fechamento de fronteiras até o dia 10 de maio. Ele estabeleceu que a população realize breves saídas, por no máximo uma hora por dia, e até 500 metros de distância de casa, mas a decisão final é dos governadores e prefeitos. Em relação à prorrogação da quarentena, os governadores poderão definir exceções ao isolamento, desde que os requisitos exigidos pela autoridade nacional de saúde sejam cumpridos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo