NotíciasSem categoria

Em SP, Prefeitura atende reinvindicações da ANR com novas medidas para restaurantes na fase verde

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou na última sexta-feira (9) que seis regiões do estado passaram para a fase verde do Plano São Paulo,  de retomada da economia. Além da capital, as regiões que avançaram são a
Metropolitana Sorocaba, Piracicaba, Campinas, Taubaté e Baixada Santista. Com a mudança, os estabelecimentos de alimentação fora do lar dessas cidades estão autorizados a funcionar por 12 horas, com 60% de ocupação e fechamento às 22h, sendo possível a permanência de clientes na área interna
até às 23h.

As medidas atendem a reivindicações da ANR para que o setor possa se recuperar mais rapidamente da crise. “Nossa atuação junto às esferas governamentais tem sido fundamental para trazer um pouco de alívio. O governo acatou nossas reinvindicações e conseguimos avançar. Mas ainda há muito a ser feito. Temos outros pleitos em andamento, como a substituição do distanciamento entre as mesas por placas de acrílico, e esperamos contar novamente com o apoio do executivo”, afirma Cristiano Melles, presidente da ANR.

Para o diretor executivo da entidade e presidente do SindRio, Fernando Blower, o avanço chega em um momento crucial para o setor. “Já são mais de oito meses de pandemia, com inúmeras medidas de restrição. A alimentação fora do lar foi duramente atingida e, agora, todo e qualquer esforço que possa auxiliar a impulsionar o segmento novamente é bem-vindo. Estamos certos que outras demandas da ANR e das demais entidades serão atendidas, graças a esse diálogo aberto e de mão dupla que estabelecemos com o governo”, diz.

A fase verde, a segunda menos restritiva do plano, começou a valer no último sábado (10). Nela, é liberado o funcionamento de cinemas, museus, teatros e eventos. Apesar da liberação para a abertura, esses estabelecimentos ainda devem obedecer aos protocolos de higiene e distanciamento, além de manter uma taxa de ocupação máxima de 60%.

Shoppings centers, galerias, estabelecimentos comerciais em geral, salões de beleza e academias também podem funcionar com 60% da capacidade e por 12 horas, mas sempre obedecendo aos protocolos específicos de higiene e distanciamento.

A flexibilização das medidas restritivas decretadas por causa do novo coronavírus vem acompanhada de uma melhora nos índices que avaliam a gravidade da pandemia no estado. A próxima avaliação do plano será em 16 de
novembro, um dia após as eleições municipais. Confira todos os detalhes e alterações no informativo ANR 138, disponível na íntegra no site da entidade.

Outros estados

Em Salvador (BA), os estabelecimentos de alimentação fora do lar estão autorizados a funcionar até meia-noite (antes o limite era 23h), de segunda a domingo. Clientes só podem entrar no prazo máximo de uma hora antes do
fechamento e o horário de abertura (12h) segue o mesmo.

Em Porto Alegre (RS), um decreto da prefeitura liberou a abertura de lojas, shoppings e restaurantes aos domingos, único dia em que as atividades ainda não eram permitidas. As lojas podem funcionar das 9h às 17h, diariamente. Nos shopping centers, o horário de abertura vai das 12h às 20h.

Na última quinta-feira (8), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também assinou decreto atualizando os protocolos de segurança sanitária durante a pandemia. Não há mais restrição na quantidade de pessoas em mesas de bares e restaurantes e o horário de funcionamento do comércio de rua, em geral, volta a ser de acordo com o estabelecido no alvará de funcionamento. Shoppings poderão funcionar das 10h às 22h.

A prefeitura de Niterói (RJ) informou que a partir desta quinta-feira (15) está autorizada a volta da música ao vivo nos bares e restaurantes da cidade. Desde o último sábado (10), também está em vigência o novo horário de funcionamento dos estabelecimentos que, às sextas, sábados e vésperas de feriados, podem estender as atividades até às 2h. O decreto da prefeitura atualizou ainda o distanciamento entre as mesas que passa de 2 para 1,5 metro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo