NotíciasSem categoria

Confira os principais pontos abordados no 1º painel do ENCOVISAS

A Covid-19 não atingiu estados e municípios de maneira uniforme. Nos últimos meses, a doença avançou em diferentes intensidades país afora, impossibilitando uma atuação coordenada. Assim, iniciativas e protocolos de
segurança aconteceram em momentos distintos, com informações que nem sempre convergiam, trazendo problemas para diversos segmentos, incluindo a alimentação fora do lar.

O tema foi foco do primeiro painel Dificuldades na operação frente às diferentes legislações no combate à Covid-19, apresentado por Agnes Curto, represente do GT-Tec da ANR.“O Brasil trabalha com a descentralização dos órgãos fiscalizadores, ou seja, cada um deles tem autonomia para tomar suas próprias decisões, algo que é muito bom porque possibilita uma alta velocidade de ação. No entanto, no cenário de pandemia, esse modus operandi acabou prejudicando a padronização, culminando em protocolos e prazos diferentes, além de um volume enorme de leis e alterações a todo o momento”, explicou Agnes.

A evolução diferenciada de fases nos planos de flexibilização e as divergências nas leis de utilização de álcool em gel, formato de cardápios, uso de luvas, espaçamento entre as mesas, barreiras físicas, uso de protetor facial e testagem dos colaboradores foram alguns dos exemplos trazidos pela representante do GT-Tec que ilustram bem o desencontro de informações.

Aprendendo em conjunto

Lidar com o desconhecido agravou o desafio de ações coesas. Segundo a especialista, no começo ninguém estava preparado para uma pandemia e foi necessário se adaptar rapidamente ao novo contexto em várias frentes, como
a emocional, a financeira e a estrutural.

“Muita coisa mudou da noite para o dia com o fechamento dos estabelecimentos e a necessidade de funcionar somente com o delivery ou retirada de alimentos. Foi preciso aprender como manter o faturamento, como dialogar com a equipe e como continuar gerando renda para o negócio, o que exigiu – e ainda exige – uma habilidade enorme de adaptação.”

O caminho foi aprender em conjunto, na prática e no dia a dia, o que trouxe alguns importantes ensinamentos que devem se perpetuar no cenário pós-pandemia. “Houve uma valorização ainda maior da área de Segurança dos
Alimentos, além da abertura de novas oportunidades operacionais. Vimos um importante desenvolvimento do delivery e do take-away, abrindo portas para a regulamentação desses serviços e a possibilidade de estreitar laços com as plataformas. Acredito que fica também a mensagem de superação. Todos os dias vencemos medos e angústias, em busca de um serviço de excelência”, concluiu Agnes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo