NotíciasSem categoria

Cidade de São Paulo pode avançar de fase no dia 09 de outubro

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, informou que a Prefeitura já negocia como serão os protocolos de reabertura para setores que têm a expectativa de voltar a funcionar na fase verde do Plano São Paulo. A previsão é de que a cidade avance de fase na próxima avaliação do plano estadual de flexibilização. Segundo o prefeito, os setores de eventos e esportes terão autorização para retomar ou ampliar suas atividades a partir de 9 de outubro (data marcada para a próxima avaliação do Plano).

A ANR ainda aguarda a resposta do ofício enviado à Prefeitura para permissão de funcionamento interno até 23h, com manutenção do fechamento da casa às 22h. A entidade também reivindica a possibilidade do uso de divisórias
de acrílico nos estabelecimentos food service como alternativa à manutenção do distanciamento social. Hoje, de acordo com as regras impostas pela Prefeitura, bares e restaurantes precisam manter uma separação de 2 metros entre uma mesa e outra.

SindRio pede retorno de música ao vivo e fim da limitação de horário de funcionamento

Na última semana, o SindRio encaminhou à Prefeitura do Rio de Janeiro um ofício com reinvindicações do setor. Entre os pleitos estão o retorno da música ao vivo aos bares e restaurantes da cidade, sem pista de dança ou aglomeração. A entidade justifica que é possível permitir as apresentações sem risco à saúde do público, auxiliando não só a retomada dos estabelecimentos como também do setor artístico.

O sindicato pede, ainda, que seja retirado o limite para horário de funcionamento das casas. “A medida ajudará a evitar a aglomeração de pessoas no horário de fechamento ora estabelecido, permitindo a saída gradual dos consumidores e, também, dos funcionários. Vale dizer que, quanto mais tarde, mais vazio estará o transporte público, contribuindo, ainda mais, para o isolamento”, afirma Fernando Blower, presidente do SindRio e diretor Executivo da ANR.

O ofício também solicita o retorno do autosserviço nos restaurantes, com o comprometimento de adoção de medidas protetivas, e a redução do espaçamento mínimo entre as mesas para 1 metro, assim como determinado pela
Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entidade divulga comunicado

Reafirmando os pleitos enviados à Prefeitura, o SindRio divulgou comunicado no qual afirma que os quase dez mil bares e restaurantes cariocas associados, seguem cumprindo à risca as regras estabelecidas para retomada das atividades. No entanto, a entidade pede que haja uma atuação mais enfática dos órgãos públicos para evitar situações prejudicais ao setor, entre as quais o amplo crescimento de trabalhadores informais (ambulantes), que tem contribuído para as aglomerações registradas nas últimas semanas.

“Situações de funcionamento em desacordo com as normas são pontuais e não representam o esforço de toda a categoria para viabilizar a manutenção dos negócios na atividade econômica mais impactada pela pandemia e que
segue, agora, sendo responsabilizada por questões que, muitas vezes, fogem à sua capacidade de atuação”, diz o texto da entidade.

Outros estados

Em Belo Horizonte, bares e restaurantes estão autorizados a funcionar todos os dias da semana, das 11h às 22h, porém a venda de bebida alcóolica só pode ser feita a partir da quarta-feira. Durante a semana a venda pode ocorrer das 17h às 22h, e no final de semana das 11h às 22h.

Em Pernambuco também houve ampliação no horário de funcionamento. Os estabelecimentos de alimentação fora do lar podem funcionar duas horas a mais, das 6h até meia-noite. A capacidade de lotação também foi aumentada
para 70%. A medida é válida para as cidades da Macrorregião 1, que compõem a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Sul e Norte, além da Gerência Regional de Saúde IV, que tem Caruaru como cidade polo.

Em Salvador, o prefeito ACM Neto recebeu proposta da Câmara Municipal para alterar o horário de fechamento dos bares e restaurantes da capital baiana para meia-noite. Atualmente o funcionamento é de segunda a domingo,
das 12h às 23h.

No Amazonas, o Governo do Estado voltou a decretar na última quinta-feira o fechamento de bares e balneários em Manaus. Também foi proibida a permanência em praias. Restaurantes e lojas de conveniência continuam a operar até 22h. O decreto prevê advertência, multa diária de até R$ 50 mil por cada reincidência e até interdição de estabelecimentos que descumprirem as novas normas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo