Notícias

ANR participa de painel promovido pelo deputado federal Jerônimo Goergen

Cristiano Melles, presidente da ANR, participou na semana retrasada de live promovida nas redes sociais pelo deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), relator da MP 881/2019, a MP da Liberdade Econômica, hoje transformada em lei. A ação teve o objetivo de discutir os reflexos da pandemia do coronavírus na economia. Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, e Paulo Geremia, sócio-fundador do grupo Di Paolo, também participaram.

“A situação é difícil, visto que o setor nunca enfrentou uma paralisação dessa magnitude. Muitos falam sobre o delivery, mas é um serviço que representa apenas 5% das vendas totais. Sem a renda, fica complicado fazer qualquer tipo de frente sobre os compromissos financeiros. A MP dos Empregos veio em uma boa hora e trouxe um pequeno respiro. Porém, infelizmente, não foi possível colocá-la já para a folha de março”, destacou Melles. A ANR defende a extensão dos prazos da MP de 60 para 120 dias (suspensão de contratos) e de 90 para 150 dias (redução de jornada).

Para o presidente da ANR, em países onde houve uma reabertura, como China, Singapura e Coreia do Sul, os estabelecimentos não atingiram sequer 40% das vendas após dois meses. “A preocupação é grande em relação aos próximos seis a oito meses. Fica complicado para um setor em que mais de 90% dos players não estão com acesso a crédito, que tem uma rentabilidade média de 9%, reabrir e faturar 60%, 70% a menos”, afirmou.

A reunião virtual do deputado Goergen, ainda contou com a participação de representantes de outros segmentos da economia, Guilherme Paulus, fundador da CVC e da GJP, Fabio Godinho, vice-presidente GJP Hotels & Resorts, Abrahão Finkelstein, diretor da Mercatur, entre outros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo