Notícias

ANR participa de evento sobre ICMS com o governador do Rio

A ANR participou, na semana passada, de encontro do setor com o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), para tratar da questão do ICMS no estado. No mês passado, foi publicado no Diário Oficial o decreto 46.680, que reduz para 4% a base de cálculo do ICMS para refeições e bebidas feitas em bares, restaurantes e bufês. A ANR esteve representada pelo seu diretor Rodolfo Dana.

A medida, segundo o governador, deve oferecer segurança jurídica para a retomada de investimentos e atrair de um número maior de turistas. No total, 11 mil estabelecimentos deverão ser beneficiados com a redução do ICMS. O decreto foi articulado pelas secretarias de Turismo e Fazenda e pelo SindRio (Sindicato dos Bares e Restaurantes do Município do Rio).

Para Fernando Blower, presidente do SindRio, essa é uma medida que vai salvar o setor. “É a volta da viabilidade desses negócios. Com certeza é uma retomada de empregos e investimentos”, afirmou. Sobre o tempo necessário para que a sociedade sinta a mudança, Blower acredita que até o final do ano os resultados positivos vão aparecer. “É claro que investimentos não são no curto
prazo. Novos negócios vão demorar um pouco mais para gerar esse resultado”, comentou o presidente do sindicato, que lembrou ainda que, apenas na capital do Estado, o setor gerou R$ 9 bilhões em receita em 2018.

*com informações do G1 e do Extra

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo