Notícias

ANR lança novo GT e-Social

O ano de 2019 já começa com algumas novidades na ANR. Entre elas, está o novo Grupo de Trabalho, o eSocial (GT E-SOCIAL), que será coordenado pela advogada Camila Lopes Cruz, também professora e palestrante,  especialista em eSocial, com auxílio da gerente de RH do Grupo Egeu, Patricia Betta Navarro. O curso será dividido em módulos e serão fornecidos materiais de apoio para cada etapa. Irá tratar do diagnóstico atual, adequações necessárias, medidas corretivas, implantação e auditorias necessárias, seguindo o cronograma e legislações pertinentes.

O eSocial é projeto do Governo Federal que começou a ser implantado em janeiro de 2018, de acordo com o faturamento de cada empresa. É parte integrante do Sped – Sistema Público de Escrituração Digital, unificando as informações das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, padronizando a sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, criando um banco de dados para o Governo. O eSocial inclui também a área de medicina e segurança do trabalho.

Sua implantação vai exigir das empresas informações corretas e seguras sobre diversos aspectos da relação empregador/ empregado, prestadores de serviços, estagiários. “Ele é de suma importância, uma vez que irá abordar as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, evitando possíveis autuações dos órgãos competentes”, afirma Patricia. Com o eSocial, a fiscalização do Governo terá todas as informações das empresas em um só lugar e poderá compará-las antes que a obrigação seja considerada cumprida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo