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Queda na inflação e satisfação com emprego aumentam a Intenção de Consumo das Famílias. O índice atingiu maior nível desde março de 2020

O índice atingiu maior nível desde março de 2020

Com 97,1 pontos em abril, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), o índice apurado mensalmente pela confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC) chega ao seu maior patamar desde março de 202, superando inclusive o mês de janeiro deste ano. 

Como indicador antecedente de consumo que pode ajudar no planejamento do setor de comércio de bens e serviços, a ICF verifica ítens como: capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro. O nível de consumo atual também registrou maior alta desde maio de 2018, apesar de ainda estar na zona negativa (81,4 pontos), com aumento de 4,8%. 

Com IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) abaixo do esperado e dentro da meta de inflação do Banco Central, os 4,65% surpreenderam de forma positiva levando o consumidor a iniciar o segundo trimestre otimista e com disposição renovada para o consumo. 

A avaliação da renda atual avançou 3% levando o indicador a 114,7 pontos, o maior desde antes da pandemia, assim como a satisfação com emprego, maior entre todos os indicadores da pesquisa, com 121,4 pontos. A contínua geração de vagas formais e a contratação de pessoas com menor nível de escolaridade ajudaram a elevar os índices. 

As mulheres mostraram mais otimismo com avanço de 29,4% no índice de satisfação com suas rendas, contra 21,9% entre os homens em 1 ano. Isso se deve ao fato de mais mulheres estarem ingressando em empregos formais desde o ano passado, aumentando a percepção delas sobre a segurança no emprego e na renda. 

Fonte: CNC

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