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O Futuro da Experiência Gastronômica: Clientes voltam aos restaurantes, mas de uma maneira diferente

A indústria de restaurantes está em plena transformação, moldada pela demanda cada vez maior dos consumidores por conveniência e experiências digitais sem atrito (frictionless) — o conceito se propõe a eliminar os problemas que causem eventuais atritos ou desgastes entre consumidor e varejo no processo de compra ponta a ponta. 

Essa é a conclusão da nova pesquisa “O Futuro dos Restaurantes: O Novo Normal e Além” divulgada recentemente pela Deloitte. 

As refeições em restaurantes estão retornando aos níveis pré-pandemia, revela o estudo, com uma impressionante marca de 55% dos 750 entrevistados afirmando que estão jantando fora tanto ou até mais do que antes do surgimento do COVID-19. No entanto, há mudanças significativas no comportamento do consumidor. 

Cerca de 37% dos clientes de restaurantes e 40% dos adeptos do serviço de delivery buscam opções mais acessíveis, além de promoções e descontos. 

Já a qualidade dos produtos não é mais o fator determinante, sendo mencionada apenas por 19% dos clientes que optam por refeições no local e 15% dos que preferem o serviço de retirada. No entanto, 60% dos consumidores afirmam que não aceitariam uma qualidade inferior ao fazer pedidos para viagem. 

 
A pesquisa também revela que 13% dos clientes de restaurantes utilizam aplicativos ou sites de terceiros para realizar pedidos de entrega ou retirada, mas 40% preferem fazer seus pedidos diretamente pelo aplicativo ou site do próprio restaurante, destacando a importância dos restaurantes possuírem uma experiência digital própria. 

 
Mais de 50% dos entrevistados afirmaram que fariam pedidos em um local que oferece apenas serviços de retirada. A entrega sem contato continua em evidência desde o período pandêmico, permitindo entregas mais rápidas. 53% dos entrevistados afirmam receber entregas sem contato a maior parte do tempo. 
 

Os consumidores mais jovens, entre 18 e 38 anos, têm maior probabilidade de retornar aos restaurantes que utilizam tecnologias de automação, uma estatística que alcança 58%, enquanto para aqueles com mais de 39 anos, o número é de 42%. 

Os sistemas de pedidos automatizados por voz estão ganhando aceitação, com 79% dos consumidores afirmando que provavelmente os utilizariam para pedidos drive-thru, 74% para sistemas telefônicos e 70% para jantares. 

“À medida que a indústria de restaurantes emerge da pandemia, ela se depara com um amplo leque de oportunidades para atender seus clientes, tanto dentro quanto fora do estabelecimento”, afirma Jean Chick, diretor da Deloitte Consulting e líder de restaurantes e serviços de alimentação nos EUA. “Com mudanças significativas no horizonte, impulsionadas por tecnologias avançadas e pela evolução contínua das demandas e preferências dos consumidores, podemos esperar que os restaurantes assumam uma forma drasticamente diferente nos próximos 10 anos. Como resultado, é crucial que os restaurantes considerem a implementação de várias opções que permitam aos consumidores aproveitarem ao máximo sua experiência gastronômica, além de otimizar suas operações para um crescimento a longo prazo.” 

 
Os dados da pesquisa da Deloitte foram compilados a partir das respostas de 750 consumidores entrevistados em março de 2023, todos eles tendo realizado pedidos em restaurantes nos últimos três meses. 

 
Diante desses resultados, podemos concluir que a maneira como os clientes retornam aos estabelecimentos está mudando rapidamente, e aqueles que conseguirem se adaptar a essa nova realidade e oferecer experiências digitais convenientes sairão na frente.  

 
E você, já pensou em elevar sua experiência gastronômica e posicionar seu restaurante para um futuro de sucesso? 

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