Notícias

Estados adotam restrições para frear segunda onda da Covid-19

O governo do Distrito Federal decidiu restringir o horário de funcionamento de bares e restaurantes e eventos culturais até 23h. A medida para conter o avanço da Covid-19 foi tomada por meio de decreto, publicado em
edição extra do Diário Oficial do DF.

O Rio Grande do Sul também voltará a ter restrições no funcionamento de setores do comércio e serviços. O governador Eduardo Leite anunciou um limite de horário para lojas, restaurantes e bares permanecerem abertos. Até o fim da primeira quinzena de dezembro, o comércio pode trabalhar todos os dias, mas somente até às 20h. Já bares e restaurantes devem fechar as portas às 22h, e os serviços de delivery e take-away podem atender somente até às 23h. As medidas valem para as cidades que estão em bandeira vermelha, o que inclui a capital gaúcha.

Em Curitiba, a prefeitura determinou a volta do município para a bandeira laranja. Com isso, bares, casas noturnas e de festas deverão ser fechados. O novo decreto também determinou novos horários de funcionamento para atividades comerciais. Agora, restaurantes e lanchonetes podem funcionar das 6h às 22h, uma hora a menos do decreto anterior. Além disso, supermercados, shoppings, lojas de rua e restaurantes só poderão atender aos domingos por delivery.

Santa Catarina anunciou toque de recolher para todas as cidades do estado. A decisão, que vai valer durante a madrugada, foi tomada no dia 2 de dezembro , em reunião entre o governador Carlos Moisés da Silva e representantes da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Apesar de ainda não ter os horários definidos, as medidas valerão por um período de 15 dias a partir da edição do decreto.

Desde de o dia 7 de dezembro, restaurantes, bares, lanchonetes, cantinas e quaisquer outros serviços de alimentação de Belo Horizonte não podem admitir o consumo de bebidas alcoólicas no local, independentemente do dia e horário de funcionamento.

Segundo o decreto, a restrição também se aplica “às feiras públicas ou feiras licenciadas em propriedades
públicas e privadas”. Não há alteração nos dias e horários de funcionamento do comércio, acrescentando apenas a exceção de venda de bebidas alcoólicas. Está mantida, inclusive, a abertura das lojas nos domingos anteriores ao Natal.

Na capital baiana, o prefeito ACM Neto ressaltou que tem mobilizado esforços para evitar que Salvador volte a ter medidas restritivas em resposta ao avanço do número de casos do novo coronavírus no município, mas que “a
situação é preocupante”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo