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Associação Brasileira de Franchising Aponta Crescimento das Franquias de Alimentação em 2023 

O primeiro semestre de 2023 trouxe números impressionantes para o setor de franquias no Brasil. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), instituição parceira da ANR, o setor cresceu 15% no primeiro semestre deste ano, com um faturamento de R$ 105,1 bilhões.  

Panorama Geral: Crescimento e Faturamento 

Nos primeiros seis meses de 2023, o setor de franquias viu um crescimento de 15% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O faturamento alcançou a marca de R$ 105,1 bilhões. No segundo trimestre, o setor cresceu 12,9%, com um faturamento de R$ 54,253 bilhões. Nos últimos 12 meses, o aumento do faturamento foi de 15,2%, totalizando R$ 225,163 bilhões. 

Tom Moreira Leite, presidente da ABF, destacou a “força do setor” para escalar negócios. Ele também ressaltou a recuperação da movimentação de pessoas nos shoppings e o nível elevado de negócios no delivery e outros canais digitais. “Mais do que nunca, falamos em operar nos dois mundos, digital e físico, e nos organizar para explorar cada vez melhor a associação dos dois”, afirmou Leite. 

Segmentos em Alta: Turismo, Alimentação e Moda 

Os segmentos de turismo, alimentação e moda foram os mais impactados pela pandemia, mas estão em franca recuperação. O segmento de alimentação, em particular, cresceu 16,9% no segundo trimestre deste ano. 

Desafios e Oportunidades 

O setor ainda enfrenta desafios como pressão inflacionária, dificuldade no acesso a crédito e mudanças nos hábitos de consumo. A consolidação dos canais digitais e estratégias de inovação também são desafios que permanecem, mesmo com a recuperação econômica. 

Emprego no Setor de Franquias 

No segundo trimestre de 2023, o setor empregou aproximadamente 1,6 milhão de pessoas, um aumento notável de quase 11% em relação ao ano passado. De acordo com dados da ABF, a força de trabalho média por estabelecimento é de nove pessoas, sem contar os proprietários. Em modelos de negócios menores, como quiosques e operações móveis, a média é de quatro funcionários, enquanto nas franquias home-based e digitais, esse número é de três. 

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