Notícias

Alerta máximo ameaça funcionamento de restaurantes na Europa

A partir desta segunda-feira (5), Paris será submetida a um alerta máximo contra a Covid-19, como anunciou o ministro da Saúde francês, Olivier Verán. Bares e cafés da cidade e de 123 municípios da região metropolitana
vão fechar as portas a partir desta terça-feira (6) para conter a propagação do novo coronavírus. Os restaurantes permanecem abertos, mas com número reduzido de clientes e um rígido protocolo sanitário. Além da obrigatoriedade do uso de máscaras e distribuição de álcool gel, a distância mínima entre as mesas deverá ser de um metro, respeitando a capacidade máxima de um cliente por quatro metros quadrados e seis pessoas por mesa. Os donos dos estabelecimentos também deverão anotar os dados dos clientes para contatos telefônicos futuros, em caso de contaminação pelo novo coronavírus.

Em Portugal, a Associação Nacional de Restaurantes local, a PRO.VAR, enviou na última semana um pedido urgente a todas as câmaras municipais para que autorizem a utilização das chamadas esplanadas externas, espécie de tendas com aquecimento que ficam do lado de fora dos estabelecimentos. Em razão das restrições para atendimento nos salões, a alternativa seria uma opção viável para seguir atendendo aos clientes mesmo com a chegada do inverno. Na região de Algarve, os restaurantes estão fechando mais cedo por conta do baixo número de turistas.

Na Alemanha, a chanceller Angela Merkel impôs novas regras para conter a disseminação do novo coronavírus. As autoridades concordaram em impor multas de pelo menos 50 euros a quem der falsas informações sobre sua identidade em bares ou restaurantes.

Já nos Estados Unidos, Nova Iorque autorizou, pela primeira vez em seis meses, mais de 25 mil restaurantes da região a servir comida em ambientes fechados, embora com capacidade limitada a 25%.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo