Pela primeira vez, Prêmio Latin America’s 50Best será no Brasil
O Brasil receberá, pela primeira vez, o Latin America’s 50 Best, e a grande festa de premiação acontecerá no Copacabana Palace, Rio de Janeiro, em 28 de novembro de 2023.
O anúncio oficial da cidade como sede foi feito no dia 31 de maio pelo prefeito Eduardo Paes e Charles Reed, CEO da Organização, tendo entre os presentes os mais influentes nomes do cenário gastronômico da América do Sul, além de representantes dos setores de turismo, eventos e gastronomia como o diretor executivo da ANR, Fernando Blower.
“É uma honra receber o 50 Best aqui na nossa cidade. O Rio de Janeiro tem essa vocação para atrair quem gosta de boa comida, boas experiências, quem quer se divertir. A gastronomia é essencial para o turismo e, com este evento, vamos atrair um turista interessado na nossa cozinha, nos nossos costumes e, de quebra, movimentar a economia e gerar mais empregos.”, ressaltou o prefeito durante o evento.
Reed disse que “Não poderíamos estar mais entusiasmados em trazer o programa de premiação dos Latin America’s 50 Best Restaurants para o Brasil, com o apoio do nosso destino parceiro, a cidade do Rio de Janeiro. A decisão de sediar a premiação deste ano no Rio resume a importância do Brasil como destino culinário de primeira linha, e enfatiza a posição estimada do Rio na cena cultural e gastronômica da América Latina.”
Receber um evento como este no Brasil mostra a relevância do país e a força do setor, que com ele passa a ser um foco internacional atraindo, ainda mais, turistas de todo o mundo. Ainda mais se tratando de uma seleção com olhar mais diverso, com um corpo de jurados composto por 300 experts regionais que votam durante um ano, confidencialmente, em seus 10 restaurantes favoritos visitados nos últimos 18 meses. Na versão mundial, o ranking do The World’s 50 Best Restaurants é feito com um corpo de 1.080 jurados espalhados por 27 regiões do mundo, igualmente divididos entre chefes e proprietários de restaurantes (34%), jornalistas e críticos (33%) e os chamados foodies – amantes da gastronomia que viajam o mundo para comer e beber bem (33%). A organização 50 Best busca manter um equilíbrio entre estes diferentes olhares, vivências e origens mantendo não só o mesmo peso entre as expertises mas também contando exatamente 50% de homens e 50% de mulheres. Vinte e cinco porcento dos jurados são renovados a cada edição de forma a evitar votos repetidos pela preferência.
Sediar o 50 Best América Latina torna-se ainda mais relevante ao considerar que neste ano se comemora uma década do evento! Vale acessar o site da organização para conferir não só a deferência e a paixão pela Cidade Maravilhosa, suas belezas e cultura como as informações sobre a programação. “As influências indígena, europeia, africana e asiática que caracterizam o Brasil resultam em deliciosas combinações como a feijoada…, enquanto outras saborosas comidas que distinguem o Rio incluem o pão de queijo, coxinha, o corte de carne picanha, moqueca e brigadeiros” – descreve o site da edição carioca do Latin America’s 50 Best.
Além da festa de premiação, o Latin America`s 50 Best Restaurants conta com outras atividades como:
- #50BestTalks – painel que reúne inovadores e pensadores líderes da culinária;
- #50 Best Signatures Sessions – experiências culinárias com chefes de todo o globo, aberto ao público no Rio de Janeiro no final de novembro;
- Chef’s Feast – um jantar que junta os melhores cozinheiros da América Latina para celebrar os mais famosos pratos e drinks da cidade.
E, claro, a cerimônia de premiação que revelará os Latin America’s 50 Best Restaurants de 2023 no dia 28 de novembro.