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Algumas tendências de mercado em insights da Galunion na ANUFOOD

Nossa parceira Galunion esteve na ANUFOOD Brazil 2023 e separou alguns insights da 4ª edição desta vitrine de lançamentos internacionais do Foodservice. Este ano a feira contou com mais de 300 expositores, 900 marcas e 15 mil visitantes.  

Confira os 6 insights sobre produtos e 5 temas destacados pela Galunion: 

Multitendências 

Por que ter uma tendência reconhecida pelo consumidor se podemos ter várias agregando ainda mais valor e atingindo mais pessoas? Você pode ser inclusivo e vegano ao mesmo tempo, valorizar ingredientes nacionais e tudo isso ser reconhecido pelos consumidores ao mesmo tempo. 

 

Veganismo | Vegetarianismo 

Presente não só em produtos expostos como em palestras, o tema ganha desdobramentos que merecem ser pontuados: 

  • Comunicação sutil: ao invés de destacar em suas embalagens e comunicações os termos vegano ou plant-based, o uso do termo produto vegetal passa a ser adotado com mais frequência de forma a não delimitar nichos ou tipos de consumidores. 
  • Foco na causa: com a pauta ESG cada vez mais forte e presente, apresentar suas causas ganha cada vez mais espaço incentivando a consciência nas escolhas. 
  • Variedade: além dos produtos análogos aos de proteína animal, uma grande variedade de produtos que dispensam essa proteína tem foco nos seus componentes como frutas, verduras, oleaginosos e cogumelos. 

Indulgência permissiva 

Este conceito traz a premissa de produtos realmente gostosos, mas sem abrir mão da saudabilidade. Entre os atributos de saúde relacionados estão os funcionais onde além de saboroso e nutritivo, o produto produz algum efeito específico no organismo e os clean label que são os 100% naturais ou com poucos ingredientes e todos conhecidos pela população em geral. 

 

Inclusão 

Seja por alergias e intolerância, doenças como diabetes ou por defesa de causas como veganismo, uma das tendências observadas é de abranger o público com necessidades de dietas específicas. E isso tem ficado cada vez mais claro e fácil de identificar nas embalagens que salientam termos como “sem açúcar”, “zero lactose” e “sem glúten” por exemplo. 

Conveniência 

A ANUFOOD apresentou grande quantidade de produtos cada vez mais práticos de serem utilizados pelo consumidor ou que agilizem processos operacionais no foodservice. Isso também acontece com bebidas e drinks cada vez mais elaborados e já prontos para o consumo ou serviço bem como em receitas de comfort food tradicionais ou novas com receitas como o quindim clean label ou a feijoada de cogumelos. 

Matérias-primas ou sabores típicos brasileiros 

Foi notado um grande aumento de produtos feitos com matérias primas ou ingredientes típicos brasileiros e utilizados das mais variadas formas e receitas. Coco, castanhas, guaraná, baru, camu-camu e açaí estão entre os principais ingredientes. 

 

Os 5 temas destacados das palestras 

Mesmo não sendo novos, o fato destes temas terem sido amplamente abordados na ANUFOOD mostram que são pontos de atenção e ainda em desenvolvimento no setor: 

  1. Retenção e treinamento de pessoas 
  1. ESG 
  1. Inflação e barreira de preços ao consumidor 
  1. Oportunidades do uso de tecnologia para melhorar processos e reduzir custos 
  1. Omnicanalidade como forma importante de atender os consumidores 

Fonte: Galunion 

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