Governo de São Paulo lança Programa Jovem Aprendiz Paulista e ANR se compromete a colaborar
No dia 26 de abril de 2023, o Governo do Estado de São Paulo assinou o decreto que institui o Programa jovem Aprendiz Paulista que deverá oferecer 60 mil vagas de empregos para jovens entre 14 e 18 anos em todo o estado.
A proposta é que as micro e pequenas empresas contratem os jovens da região em que moram devendo dar continuidade aos estudos. Além de não poderem parar de estudar, os aprendizes terão um dia por semana exclusivo para capacitação online, cargas horárias de 4 a 6 horas, contratações de até 24 meses e remuneração de R$917,59.
Com investimento de R$145,5 milhões através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Projetos Estratégicos, a capacitação será oferecida pelo Governo do Estado. Desta forma, jovens terão qualificação profissional conciliada ao ensino regular. Empregados em negócios locais, próximos de onde estudam e residem, há redução de custo e tempo com transporte e deslocamento além de fomentar a economia local e ampliar a conexão entre empreendedores e comunidade.
Os benefícios do Programa para os empresários é poder contratar jovens em formação sem custos adicionais ao salário e encargos como verbas rescisórias além de recolhimento menor de FGTS – 2% ao invés de 8% – tudo amparado pela Lei do Aprendiz nº 10.097/2000.
Presente no lançamento do Programa, a ANR se comprometeu a colaborar fazendo a ponte entre os jovens do programa e o setor de Foodservice.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo